HUB19: Conexões para a educação do futuro

Com o intuito de criar uma rede formada por educadores conectados às principais tendências globais sobre educação, a conferência “HUB: conexões para a educação do futuro” vai reunir profissionais de educação, nos dias 7 e 8 de junho, no Exc.Rio do Jockey Club do Rio de Janeiro, um espaço vivo, para grandes encontros e com uma vista inspiradora. Em sua segunda edição, o evento se consolida na agenda anual de grandes encontros do segmento e reforça a identidade de ser parte de um movimento para transformar a educação por meio de experiências inspiradoras.

Assuntos que impactam cada vez mais a rotina das salas de aula no Brasil e no mundo – seja em busca de construir ambientes educacionais inovadores ou para introduzir conteúdos que desenvolvam competências consideradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – estão na programação de palestras. Arquitetura, neurociência, bilinguismo, psicologia, jogos no aprendizado, educação socioemocional, letramento midiático, metodologias ativas, entre outras grandes áreas, serão abordadas por especialistas, tratadas sempre sob a perspectiva da aplicação delas no ensino básico.

Atividades dinâmicas vão preencher os intervalos. Duas delas serão conduzidas pela representante da organização sem fins lucrativos Arte de Viver e presidente da Associação Internacional dos Valores Humanos do México, Pamela Zanatta. Serão demonstrações de técnicas de respiração e meditação, de acordo com método usado pelo Programa YES! em escolas mexicanas. Essas práticas são aplicadas para ajudar professores, alunos e famílias a promover a cultura da paz nas escolas e lidar positivamente com o estresse. Além disso, essas ferramentas melhoram o aprendizado e criam espaços mais harmônicos.

O arquiteto e designer Marcelo Rosenbaum, um dos responsáveis pelo premiado Projeto Canuanã, estará no evento.

Compõem a lista de palestrantes convidados, o jornalista e comentarista de educação Antônio Gois; o também jornalista Caco Barcellos; o pedagogo, psicólogo e professor emérito da Universidade de São Paulo, Lino de Macedo; a ex-secretária municipal de educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, professora convidada da Faculdade de Educação de Harvard e também ex-diretora global de educação do Banco Mundial; a neuropediatra, professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Ana Rosa Airão; a diretora do instituto LER – Educação Literária, Rona Hanning, especialista em formação de educadores e literatura para a infância; a pedagoga e organizadora dos livros “Ensino Híbrido” e “Metodologias Ativas”, Lilian Bacich e a Coordenadora de Treinamento do programa bilíngue Edify – realizador do evento –, Andreia Fernandes, especialista em ensino da língua inglesa e em neurociência. Um dos 50 melhores professores do mundo, o pernambucano Jayse Ferreira, indicado na edição de 2019 do prêmio Global Teacher Prize, também estará presente.

No “HUB 19”, os conferencistas – diretores de escola e educadores – terão a oportunidade de compartilhar experiências com outros profissionais em vários momentos ao longo do evento.

A iniciativa do HUB 19 é do programa bilíngue Edify – parte da holding Spot Educação – que impacta mais de 15 mil alunos em 60 escolas regulares de diferentes estados. Por ser aberta a todos os interessados, a conferência se expande para além da rede de parceiros do programa.

“Pensar na educação do futuro impõe o olhar para vários desafios e competências importantes para todas as áreas da vida. Diante disso, temos uma chance única de valorizar o papel dos educadores. Ações como o HUB proporcionam que eles tenham contato com o que há de tendência no momento. Queremos inspirá-los para que a transformação aconteça na realidade de crianças e adolescentes”, afirma a diretora do Edify, Marina Dalbem.

“Acreditamos que a educação pode ser alavancada por meio não só do ensino do inglês. E a implantação de projetos engajadores, que desenvolvem várias habilidades socioemocionais nos alunos, só é possível com a criação de pontes que unam todos os envolvidos no processo de aprendizado. Queremos justamente inspirar essas conexões”, completa Marina.

Para acompanhar mais detalhes e atualizações sobre o evento, basta acessar o site oficial: http://www.edifyeducation.com.br/hub/
O valor do ingresso, para cada dia, é de R$ 330. Para participar dos dois dias, o valor é de R$ 550.


Programação:
Sexta-feira, 07 de junho
09h: Lino de Macedo – Projetos e jogos potencializando a educação
10h: Lilian Bacich – Metodologias ativas
Coffee break
+ Experiência Arte de Viver: Cultura de Paz (com Pamela Zanatta)
11h20: Andreia Fernandes – Neurociência e bilinguismo
12h10: Ana Rosa – Propósito e resiliência na educação infantil
Intervalo para almoço
+ Experiências
14h30: Marcelo Rosenbaum – Arquitetura em espaços de aprendizagem
15h30: Vinicius Castillo – Educação, tecnologia, e a ilusão de conhecimento
Coffee break
+ Experiência Arte de Viver: Cultura de Paz (com Pamela Zanatta)
17h: Antônio Gois - Educação para a democracia

Sábado, 08 de junho
9h: Experiência Arte de Viver: Aprendendo sem estresse
10h: Caco Barcellos – Letramento midiático
Coffee break
+ Experiência
11h20: Rona Hanning – Como a literatura contribui para práticas filosóficas na educação
12h10: Cláudia Costin - Habilidades socioemocionais
Intervalo para almoço
+ Experiências
14h20: Jayse Ferreira – Como inovar em cenários adversos da educação
16h: atração especial para crianças, com recreação do grupo “Fabulosos”, que vai levar música ao vivo, com canções da MPB e sucessos internacionais que retratam o universo infantil. A atividade é gratuita e aberta a todos, com duração prevista de uma hora.

  • Título

    HUB19: Conexões para a educação do futuro
  • Tipo

    Conferência
  • Organizadores

  • De

    07 de Junho de 2019 03:19 PM
  • Até

    08 de Junho de 2019 03:19 PM
  • Onde

    Espaço ExC. Rio
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "HUB19: Conexões para a educação do futuro" 04 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918466/hub19-conexoes-para-a-educacao-do-futuro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.