Casa m / saavedra arquitectos

Casa m / saavedra arquitectos - Mais Imagens+ 13

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: saavedra arquitectos; saavedra arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  355
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASTEL, David Pompa, Escenium HAUS, Grupo Tenerife, La Metropolitana, MACERE México
  • Construção: Rodrigo Saavedra, Gerardo Chacón, Jaime Chacón
  • Cálculo Estrutural: Cquadrada
  • Interiores: Rodrigo Saavedra, Natalia Zabala Cocina. Idsign (Arq. Miriam Pavón)
  • Arquiteto Responsável: Rodrigo Saavedra Pérez-Salas
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Ricardo de La Concha

Casa m é uma casa de campo localizada em Avándaro. No processo de projeto, o contexto imediato (floresta) e a tipologia (casa de campo) foram os conceitos de maior relevância. A casa se desloca para o fundo do lote, em uma área livre de vegetação. A arquitetura pode ser desenhada a partir de constantes fundamentais, o exemplo mais comum, o isolamento.

© Ricardo de La Concha
Planta
© Ricardo de La Concha

Neste caso decidimos dar atenção à chuva e aos efeitos que ela tem sobre a arquitetura. O som que ela produz quando cai sobre a telha, o piso, a vegetação, ou mesmo sobre a água. O cheiro da umidade e dos materiais quando se molham. O fluxo do espaço do interior ao exterior quando a chuva os envolve. O resultado é uma planta em forma de L que concentra todos os dormitórios, e que é interceptada no centro por um plano retangular que contém os espaços públicos e termina em uma piscina.

© Ricardo de La Concha

Ainda que estejam dentro do mesmo volume, dois dos dormitórios têm acesso por corredores externos, restringindo a ação de entrar e sair da casa. Nesse perímetro foram desenhadas janelas altas que rodeiam as áreas, recortando diversas vistas da floresta e captando o isolamento do sul no inverno. Os materiais precisavam ser diferentes, e isso é perceptível em duas áreas, as "úmidas e secas". Uma parede de pedra atravessa a casa do exterior para o interior, fazendo uma conexão entre os materiais externos e internos (ou úmidos e secos).

© Regina Gracía Rojas
Corte X
© Regina Gracía Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa m / saavedra arquitectos" [Casa m / saavedra arquitectos] 20 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918409/casa-m-saavedra-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.