Colunas / EBBA ARCHITECTS

© Josema Cutillas

Colunas / EBBA ARCHITECTS - Mais Imagens+ 17

Logroño, Espanha
  • Arquitetos: EBBA ARCHITECTS; EBBA ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Garnica Plywood
Mais informaçõesMenos informações
© Benni Allan

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto inicia com o ato de inserir uma coluna no espaço para ajudar a racionalizar e criar uma nova ordem a praça, como maneira de reconhecer as qualidades enquanto tenta transformar o uso do espaço público. Este projeto é uma continuação do fascínio da EBBA pelas ideias e uso de elementos arquitetônicos rudimentares e seu interesse em criar intervenções simples, porém elegantes, que exploram técnicas, formas e construção. A sua prática centra-se na construção de edifícios, espaços e objetos a partir da materialidade como mote, com projetos concluídos nos setores das artes, moda, exposição em galerias, espaço público, residencial e educacional.

© Benni Allan
Logroño Story

A cidade de Logroño, conhecida por seus edifícios históricos e igrejas conhecidas, faz parte da trilha do "Caminho de Santiago", uma rota de peregrinação que conduz a fronteira francesa através do norte da Espanha. Uma cidade formada por ruas e pátios que ajuda a criar a sensação de salas urbanas em diferentes escalas, todas alinhadas por colunas que definem e fornecem suas condições. Essa intervenção leva a ideia da coluna como um dispositivo, e a compreensão dela é parte integrante do modo como os espaços são formados, como ponto de partida.

© Benni Allan

Respondendo a uma implantação bastante complicado, este projeto dá a praça uma nova ordem através de uma intervenção muito simples. O posicionamento de uma única coluna pode ajudar a demarcar e criar um gabinete, além de ancorar e criar um novo espaço ao seu redor. Este projeto propunha transformar a praça ao adicionar as colunas, oferecendo novas configurações que poderiam ser reorganizadas. 

© Benni Allan
Planta 01
Instalação

O projeto sugere uma maneira lúdica de ativar o espaço que poderia permitir que as várias festividades locais acontecessem dentro do mar de colunas. Como um simples gesto, as colunas foram projetadas para serem reorganizadas, para criar novas salas dentro da área urbana, enquanto à noite elas se transformavam em faróis de luz para dar à praça uma nova vida e uma experiência totalmente diferente na cidade.

© Benni Allan

Enquanto o projeto buscava criar uma intervenção impactante para o Festival Concêntrico, a EBBA tomou a decisão consciente de criar as colunas da maneira mais simples e com a menor quantidade de material. Como parte da proposta vencedora da competição, o projeto precisava ser construído inteiramente a partir de um novo material de chapa de compensado. Este esqueleto permitia que a figura da coluna fosse representada com os menores meios, com sua montagem tectônica capaz de ser facilmente montada por uma pequena equipe do estúdio.

Vista noturna
© Benni Allan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Herrerías, 27B, 26001 Logroño, La Rioja, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Colunas / EBBA ARCHITECTS" [Columns / EBBA ARCHITECTS] 30 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918123/colunas-ebba-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.