Exposição "Outros Territórios" ocupa o Viaduto das Artes em Belo Horizonte

Com o objetivo de jogar luz sobre as possibilidades dos vazios urbanos, foi recentemente realizada a Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana “Outros Territórios”, que reuniu propostas de intervenções efêmeras para as “palafitas” dos prédios do bairro Buritis, em Belo Horizonte.

Foto: © Eduardo Eckenfels

A exposição homônima Outros Territórios ocorre no Viaduto das Artes, outro espaço urbano que expande essa mesma reflexão e que tem muito em comum com o tema da mostra. A inserção de um viaduto geralmente provoca um choque entre a escala viária e a do pedestre, que é o principal usuário da rua. Os baixios de viadutos são um passivo urbano, assim como as palafitas: ambos são intervenções desajeitadas e no mínimo pouco adequadas à cidade e ao bairro.

Foto: © Eduardo Eckenfels

Ali no Viaduto estão expostas 26 propostas de arte e arquitetura selecionadas pelo júri e pela comissão organizadora. A mostra foi produzida pelo Vazio S/A, escritório de arquitetura que vem provocando o debate sobre vazios urbanos em Belo Horizonte e outras cidades, em parceria com o Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus.

Galeria on-line

Todos os projetos para ocupação das palafitas – que podem servir de inspiração para execução naquelas ou em outras construções – fazem agora parte de uma galeria on-line que pode ser acessada aqui: https://www.outrosterritorios.com.br/galeria/. É um arsenal de propostas disponibilizado ao público e contextualizado dentro de uma discussão ampla e oportuna: as possibilidades latentes da cidade existente.

Próxima etapa

A segunda fase de Outros Territórios consiste na possível instalação e execução das propostas selecionadas nas palafitas do bairro Buritis em data ainda a ser definida. Além de um roteiro livre de visitação às obras pelas ruas do bairro, OT pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

Foto: © Camila Rocha

Comissão Organizadora

O Vazio S/A, fundado pelo arquiteto Carlos Teixeira, em 2003, é um escritório de arquitetura que busca uma postura propositiva e ativa: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades.

O Coletivo Aurora é uma iniciativa das arquitetas, urbanistas e designers de iluminação Mariana Novaes, Paula Carnelós e Diana Joels, atuantes no ramo da luz para os espaços construídos em suas respectivas empresas: Atiaîa Design, Acenda e concepDUAL.

Eduardo de Jesus é curador na área do audiovisual, arte contemporânea e tecnologia. Coordenou, com Jochen Volz, cursos numa parceria IEC-PUC Minas e Inhotim, e foi curador de "Esses Espaços" e "Densidade Local", entre várias outras mostras.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Outros Territórios" ocupa o Viaduto das Artes em Belo Horizonte" 29 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918069/exposicao-outros-territorios-ocupa-o-viaduto-das-artes-em-belo-horizonte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.