Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura

Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 2 de 17Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 3 de 17Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 4 de 17Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 5 de 17Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Mais Imagens+ 12

  • Outros Participantes: Adriana Lima, Joao Frederico Ribeiro
  • Cidade: Brasilia
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 3 de 17
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o título "Um Traço de Aço Vermelho", o projeto é uma homenagem à arquiteta nipo-brasileira Mayumi Watanabe Souza Lima(1934-1994). Mayumi é autora do projeto das torres residenciais do Conjunto São Miguel, na 107 Norte, onde está localizado o apartamento. Construído em 1966, o projeto é resultado prático da sua dissertação de Mestrado, sob orientação do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.

Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 13 de 17
© Haruo Mikami
Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 16 de 17
Planta - Layout
Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 11 de 17
© Haruo Mikami

As torres do conjunto São Miguel diferem da maioria dos blocos do Plano Piloto tanto pela sua tipologia como pela sua implantação no terreno. Internamente é singular a disposição em planta livre dos apartamentos, estruturado nas paredes perimetrais em concreto aparente, permitindo liberdade de experimentação espacial. Em todos os seus projetos, inclusive em escolas, Mayumi estimula o usuário a experimentar o espaço e compreender como este foi construído, desprovido de padrões pré estabelecidos, cada um à sua maneira e circunstância.

Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 6 de 17
© Haruo Mikami

Nossa proposta foi deixar fluir o pensamento de liberdade de Mayumi:
1. Permitindo a compreensão da construção do espaço físico, revelando a estrutura portante das paredes em concreto aparente. 2. Realçando a liberdade de experimentação espacial da planta livre, criando um pórtico em estrutura metálica pintado em vermelho que percorre de uma extremidade à outra do apartamento. O pórtico, inspirado no tradicional portal Torii da cultura japonesa, suporta os trilhos dos painéis móveis. 3. Minimizando o uso de materiais aplicados sem distinção de hierarquia espacial. Foi utilizado um único tipo de revestimento em pisos e paredes; idem para a composição de marcenaria e cor das paredes de alvenaria.

Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura - Imagem 5 de 17
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento São Miguel / Nuevo Arquitetura" 30 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918038/apartamento-sao-miguel-membrana-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.