7ª edição do Arquiteturas Film Festival

A dias da abertura da 7ª edição no Cinema São Jorge, em Lisboa, que decorre de 4 a 9 de junho, o Arquiteturas Film Festival (AFF) prepara-se para a apresentação oficial no próximo dia 30 de maio, na Roca Lisboa Gallery, a partir das 18h30.

No dia 30 de maio, a partir das 18h30, o Arquiteturas desvenda-se na Roca Lisboa Gallery, numa sessão de apresentação a cargo da fundadora e diretora do AFF, Sofia Mourato, que contará com a presença de três arquitetos convidados: André Costa, professor de história da arquitetura, mestre em cultura contemporânea, doutorado em cinema e autor do livro “As aventuras subjetivas de Björk"; Duarte Natário, arquiteto paisagista e realizador do documentário "Tudo é Paisagem", atualmente a desenvolver o doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana; e Daniela Silva escritora e investigadora, atualmente a desenvolver o doutoramento na área da Arquitetura Digital. É também parte da equipa da plataforma online Non Architecture Competitions.

A sétima edição do Arquiteturas Film Festival vai decorrer no cinema São Jorge com um programa que resulta de um longo processo de seleção, com mais de mil inscrições de filmes provenientes de um total de 32 países.

Foram escolhidos 55 filmes para competição em quatro categorias - Ficção, Documentário, Experimental e Novos Talentos - que “traduzem o mote central do festival, contar histórias sobre o ambiente urbano que nos rodeia e abrir discussões trazendo a Lisboa as obras mais inventivas do género a nível mundial em curta e longa metragem, revelando novos autores e apoiando o regresso de cineastas que o festival tem vindo a acompanhar”, refere Sofia Mourato.

Portugal será representado por “Russa”, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., sobre a memória coletiva e as transformações recentes da cidade do Porto; “Civitas”, de André Sarmento, e “Alis Ubbo”, de Paulo Abreu, ambos sobre o processo de “turistificação” em Lisboa. A ficção “Lá vem Dia”, de Mercês Tomaz Gomes, trata da relação entre o morar contemporâneo e as relações afetivas.

Esta edição traz ainda a estreia da curta de animação portuguesa “O atelier do meu avô”, do arquiteto Tiago Galo, em exibição no atelier para crianças do festival, e o recém estreado filme “Tudo é Paisagem” que retrata a história da arquitetura paisagística em Portugal.

Compõem o júri do festival a arquiteta Ana Tostões, Presidente do DOCOMOMO Internacional, o geógrafo Álvaro Domingues, a arquiteta Isabel Barbas, o realizador Gerrit Messiaen, a artista e realizadora Petra Noordkamp e o arquiteto Tiago Oliveira, em representação da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos (OASRS).

A Holanda é o país convidado desta edição durante a qual vão decorrer várias atividades, entre as quais o Workshop "Capturing Martim Moniz" liderado pela artista e cineasta Petra Noordkamp (membro do júri) e René Boer da Failed Architecture (curador, crítico, investigador).

Durante 3 dias, os participantes selecionados irão envolver-se e refletir sobre a complexa dinâmica urbana do Martim Moniz, a sua história, o seu estado atual e os seus possíveis futuros com a ajuda de duas vozes críticas com vasto conhecimento sobre a situação local: a artista Fernanda Fragateiro e o sociólogo António Brito Guterres.

O workshop está aberto a estudantes e jovens profissionais nas áreas de arquitetura, urbanismo, media, cinema e ciências sociais. A participação é gratuita mediante inscrição para info@doyoumeanarchitecture.com.

Em parceria com a RTP vão ser exibidos no AFF três episódios de Atelier d’Arquitetura, série documental que percorre edifícios, estruturas, conceitos, peças, casas ou museus que mais se destacam no território nacional e que começou a ser transmitida recentemente pela estação pública. Os autores da série estarão presentes para uma discussão com o público.

Uma visita guiada em parceria com a Associação Mulheres na Arquitectura e a masterclass sobre filmes de arquivo de arquitetura (com Melánie van der Hoorn, autora do livro Spots in Shots: Narrating the built environment in short films, Christel Leenen, João Rosmaninho e Tiago Batista, numa parceria com o ANIM Cinemateca Museu do Cinema e o Nieuwe Institute em Roterdão), complementam o programa do Festival, que de 4 a 9 de junho promete investigar e discutir as diversas transformações que têm sido acionadas pela natureza humana.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "7ª edição do Arquiteturas Film Festival" 28 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918015/7a-edicao-do-arquiteturas-film-festival> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.