Edifício MA 4519 / Arqtipo

Edifício MA 4519 / Arqtipo - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Arqtipo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  279
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografías:Federico Kulekdjian
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aserradero Vagol, Baremes, Corralón Tramontana AST, Cristal Bus, Oven, Pana Iluminación, Sanitarios San Martín
  • Encarregada Da Obra: María Cecilia Giménez
  • Consultor De Projetos: Lucas Gorroño
  • Colaboradores: Germán Cappiello, Martín Giani, Catarina Staric, Leonardo Pulzoni
  • Estrutura: Pablo Lulkin
  • Arquitetos Responsáveis: Diego Aceto, Darío Litvinoff
  • Cidade: Saavedra
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Kulekdjian

Contexto

O projeto MA 4519, localizado no bairro de Saavedra, é apresentado como a oportunidade de operar em um lote residual para o mercado imobiliário tradicional, investigando a densidade habitacional sem renunciar a qualidade de vida. Em um pequeno terreno de 8,66 x 12,50 m, no distrito R2B1 e sem fachada para a rua, é permitido construir em todo o terreno, gerando uma proposta de operações morfológicas que articulam em relação a ao contexto heterogêneo desse tecido urbano em contínua transformação.

O projeto aproveita a altura máxima do zoneamento do bairro, a partir de uma série de espaços escalonados com expansões em diferentes alturas que estão relacionadas a ambos os limites. Sua volumetria virtual é completada com uma estrutura metálica que redefine os limites, qualificando as condições espaciais do projeto.

© Federico Kulekdjian
Corte Longitudinal 1
© Federico Kulekdjian

Terreno

Em um contexto complexo, entendemos que as decisões do projeto são atravessadas por condições econômicas, que nos obrigam a buscar a experimentação material pertinente. Projetando a interface entre o envelope máximo e a capacidade construtiva, o projeto aproveita a orientação do terreno, propondo uma série de expansões em terraços que permitem que a luz seja filtrada até o térreo. Isto é conseguido através da proposição de variabilidade tipológica: localizando as unidades de nível simples e maior desenvolvimento de planta nos pisos inferiores e aquelas de duplo nível (duplex) nas superiores, desmaterializando o volume à medida que atinge a altura.

© Federico Kulekdjian

Disposição

A planta do térreo apresenta o hall de entrada, as garagens e uma unidade profissional multiusos com o seu próprio pátio. No primeiro nível, 2 unidades de habitação menores foram projetadas, o que nos permite configurar várias disposições com base em sua indeterminação programática. No nível superior, duas unidades duplex estão localizadas, com expansão dupla gerada a partir de avanços e recuos. Ao mesmo tempo os níveis dos mesmos foram rodados para favorecer a ventilação cruzada. Novos gradientes coletivas e íntimas são propostos nos acessos a cada unidade, projetando áreas semi-cobertas integradas ao pátio do edifício, configurando um espaço intermediário entre o comum e a unidade.

© Federico Kulekdjian
Axonométrica
© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mariano Acha 4519, C1430DWM CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício MA 4519 / Arqtipo" [Edificio MA 4519 / Arqtipo] 02 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917828/edificio-ma-4519-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.