Casa Maitenes / Ignacio Correa

© Aryeh Kornfled

Casa Maitenes / Ignacio Correa - Mais Imagens+ 20

Puerto Montt, Chile
  • Arquitetos: Ignacio Correa; Ignacio Correa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfled
  • Engenharia: Alberto Ramirez
  • Construtores: Tomás Montes e Marco Arrey
  • Arquiteto Responsável: Ignacio Correa
  • Arquiteta Colaboradora: Andrea Roverato
  • Cidade: Puerto Montt
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfled

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada na X Região do Chile, em Puerto Varas. Essa é uma região do país que se caracteriza por seu clima temperado chuvoso, o que determina uma maneira de construir e habitar ligada à ideia do resguardo e da proteção.

© Aryeh Kornfled
© Aryeh Kornfled

Por tratar-se de um projeto desenvolvido à distância, o primeiro paço foi levantar, junto com a topografia e as vistas, toda a informação a respeito do clima, das chuvas, das temperaturas, da predominância dos ventos e dos ângulos de incidência solar nesta latitude. Foi dessa forma que decidiu-se a orientação e implantação do projeto, que toma certa altura a partir de uma colina de Maitenes para confrontar a orientação leste, com vistas ao lago Llanquihue e o vulcão Calbuco. A angulação e torção do volume permitem algumas coisas. Primeiro, minimizar a exposição da direção das chuvas de inverno; segundo, estimular a ventilação cruzada para as épocas com temperaturas mais elevadas; e terceiro, otimizar a luz solar a partir da demanda de cada ambiente.

© Aryeh Kornfled
© Aryeh Kornfled

A ordem dos ambientes se distribui em dois pavimentos, segundo seus graus de privacidade. O primeiro, mais transparente, concentra o acesso, os espaços de estar e de serviço. Estas áreas comuns se abrem, pelo oeste a um pátio controlado por uma inclinação e as árvores preexistentes, e a leste para as vistas da Cordilheira. O segundo pavimento concentra os dormitórios em geral, e a partir daí o volume se fecha para resguardar esses espaços que alcançam também um maior domínio da paisagem.

© Aryeh Kornfled
© Aryeh Kornfled

Em termos de materialidade, trabalha-se com uma estrutura mista de pinho e cipreste pensados de forma a permanecer visíveis para o exterior a partir do sistema de montagem, em madeira, que constrói uma parede cortina de vidros de termo-painel transparente. O restante das fachadas foi revestido com placas onduladas pintadas que favorecem a impermeabilização da construção, especialmente sobre as faces mais expostas ao vento e às chuvas.

© Aryeh Kornfled

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Maitenes / Ignacio Correa" [Casa Maitenes / Ignacio Correa] 31 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917810/casa-maitenes-ignacio-correa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.