Curso "Cidade, Patrimônio Cultural e Inventário Participativo"

Refletir sobre as formas de abordar a memória e a história da arquitetura e da cidade é fundamental para discutirmos qual patrimônio cultural estamos preservando. Somado a isso, é crescente o discurso sobre participação social nas políticas de preservação. No entanto, poucos são os meios e as formas de valorização de outros significados do patrimônio. Neste cenário, o método de Inventários Participativos de Referências Culturais se apresenta como um potencial instrumento para desenvolver processos participativos de preservação, a que se somam outros valores na argumentação da importância dos bens culturais. Por meio dele se constrói um conjunto de dados que é a imagem complexa de um território, a partir da mobilização coletiva e do diálogo entre os diferentes atores. No curso apresentaremos o método de Inventários Participativos, a partir de debates sobre a construção do campo do patrimônio cultural e estudos de casos, com foco na possibilidade de construção de outras perspectivas para o patrimônio cultural nas cidades.

OBJETIVO
O curso tem como objetivo de possibilitar a compreensão e a emersão de outros significados do patrimônio cultural a partir do método de Inventário Participativo de Referências Culturais.

EMENTA
Refletir sobre o patrimônio cultural nas cidades, buscando outros significados a partir da metodologia de Inventário Participativo de Referências Culturais. Apresentar bases históricas e conceituais, problematizando a construção do campo do Patrimônio Cultural, bem como compartilhar experiências de inventariar.

CRONOGRAMA
Aula 1 (14/06) – Por que preservamos? | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Reflexão sobre memória social e a historiografia do campo do patrimônio no Brasil fundamentada em suas problemáticas contemporâneas.

Aula 2 (21/06)* – A relação entre educação e inventários participativos| sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Discussão sobre educação patrimonial, em que contexto se inserem os inventários participativos, e início da apresentação do método.

Aula 3 (28/06) – Compreendendo as referências culturais | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Apresentação sobre o conceito de referências culturais e as categorias utilizadas no inventário participativo e exercício prático.

Aula 4 (05/07) – Olhares a contrapelo ao patrimônio urbano | sexta-feira, das 19:00 às 21:00
Estudos de casos sobre abordagens de inventário participativo no contexto urbano.

*A combinar com a turma a aula do dia 21/06 por questão do feriado.

ORIENTADORES
João Lorandi Demarchi é mestrando em Geografia Humana, pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona no Ensino Médio. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Integrante da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica com bolsa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Mariana Kimie Nito é conselheira na Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da prefeitura de São Paulo, na cadeira de representação da sociedade civil pelo IAB/SP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade, mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e especialização em Gestão de Restauro e Prática de Obras de Conservação do Patrimônio Cultural pelo Ceci/UFPE. É membro do conselho gestor da Repep.

INFORMAÇÕES
Período: 14/06 a 05/07- sextas-feiras (das 19h às 21h)
4 encontros
Local: Sede do IABsp, Rua Bento Freitas, 306 – Mezanino
Custo: Sócio ou Amigo IABsp R$ 160
Não Sócio IABsp R$ 230

Inscrições: https://www.sympla.com.br/cidade-patrimonio-cultural-e-inventario-participativo__488272

Número de participantes máximo e público-alvo
30 participantes; Estudantes e profissionais que atuam no campo do patrimônio cultural e demais interessados.

Carga horaria e programa
08 horas e período de 1 mês

Material e equipamentos necessários
– Projetor e tela;
– Papéis coloridos;
– Canetas, canetinhas coloridas, lápis, tesouras, fita crepe, cola, etc;
– Impressão de fotos (3 por participante) e trechos de textos;

Associe-se ao IABsp!
www.iabsp.org.br/index.php/associe-se

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso "Cidade, Patrimônio Cultural e Inventário Participativo"" 23 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917735/curso-cidade-patrimonio-cultural-e-inventario-participativo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.