A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Mesa, Vidro, CadeiraA Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Mesa, CadeiraA Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - PrateleiraA Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Imagem 5 de 25A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Pistache Ganache; Pistache Ganache
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Felco
  • Engenharia: Hauz Engenharia
  • Paisagismo: Rosendo Marvulo
  • Cliente: ê.
  • Equipe De Projeto: André Romitelli, Martina Brusius e Fernanda Zanetti
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Imagem 8 de 25
© Felco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da primeira loja permanente da marca ê., localizada no Shopping Cidade Jardim, cresceu a partir da intenção de trazer o jardim central do shopping para dentro da loja, como se atraído pela imensa janela com vista para a cidade. Uma grande piscina abandonada cor de rosa, com as marcas da passagem do tempo, foi o caminho para que a natureza tomasse conta desse espaço.

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Janela, Bancada, Cadeira, Vidro, Fachada
© Felco
Planta
A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Tijolo, Bancada
© Felco

O jardim, elemento central do espaço, teve como referência o conceito do Jardim em movimento de Gilles Clément, no qual o papel do jardineiro é apenas conduzir o crescimento espontâneo e natural da paisagem, ao invés de esculpi-la metodicamente. A maior parte das plantas selecionadas são espécies pioneiras, que iniciam a colonização de um biótopo como primeira etapa de uma sucessão ecológica. O objetivo foi criar um jardim interno que se adaptasse com relativa facilidade e aceitasse a biodinâmica das espécies, suas frutificações, florescimentos e mortes sucessivas, evidenciando o caráter cíclico da natureza ao invés de encarcerá-lo em um processo hermético. Uma subestrutura biodegradável foi construída para tornar possível a criação de um talude que permitisse a altura mínima do cultivo das plantas sobre uma laje de shopping.

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Imagem 11 de 25
© Felco

O átrio central da loja, com seus 10.345 azulejos cor de rosa, sendo 10% provenientes de garimpo em cemitérios de azulejo, é inspirado na série de obras Saunas e banhos da artista Adriana Varejão. Os instaladores dos azulejos tiveram liberdade para fazer a colocação das peças de acordo com o que imaginavam ser uma piscina abandonada. O resultado final acabou sendo um meio-termo entre o apreço técnico da empresa de engenharia e a liberdade poética dos instaladores.

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Mesa, Cadeira
© Felco

Ao fundo da loja, o volume central de madeira dos provadores contrasta com as prateleiras de metal, as quais emolduram a arqueologia das camadas pré-existentes do shopping, deixando aparente as paredes estruturais da construção. Nosso desejo, assim como no Jardim em movimento de Gilles Clément, é que o processo de construção e as camadas do passado pudessem alterar o resultado final da obra.

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Imagem 16 de 25
© Felco

Todos os mobiliários foram criados a partir das demandas de exposição dos produtos da loja, que vão de roupas e plantas até objetos de decoração. As araras – um desdobramento da criação da primeira loja temporária que o atelier projetou para a marca – foram adaptadas e reutilizadas nesse novo projeto. Também herança dessa loja temporária são as tradicionais mesinhas de bar do Largo do Arouche, que fazem parte dos mobiliários expositivos da loja atual. Abraçadas pelo jardim, duas bancadas dão suporte para os produtos e uma terceira é o caixa, projetado com todos os equipamentos embutidos para tornar o processo de compra mais informal.

A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache - Prateleira
© Felco

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Magalhães de Castro, 12000 - Cidade Jardim, São Paulo - SP, 05502-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Loja do Jardim de Cima / Pistache Ganache" 22 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917492/a-loja-do-jardim-de-cima-pistache-ganache> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.