Apartamento Bella / Casulo

Apartamento Bella / Casulo - Sofá, Mesa, JanelaApartamento Bella / Casulo - MesaApartamento Bella / Casulo - BancadaApartamento Bella / Casulo - PiaApartamento Bella / Casulo - Mais Imagens+ 27

  • Arquitetos: Casulo Arquitetura; Casulo Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, Claramar, Dalle Piagge, São Geraldo, Vitral
  • Obra: Conrado Bertolucci
  • Arquitetas Responsáveis: Anna Albano, Camila Abrahão
  • Cidade: Asa Sul
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Bella / Casulo - Mesa, Janela, Cadeira
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O apartamento está localizado na asa sul, tradicional bairro residencial de Brasília. Os clientes optaram por morar no bairro que é a cara da cidade, em um edifício com cobogós e grandes janelas de ferro com vista para as copas das árvores. O projeto do espaço de 140m² foi pensado para valorizar estas características. Foi da fachada do prédio azul turquesa – por sinal a cor preferida da cliente Bella - que veio a inspiração para o xodó do projeto: o piso de ladrilhos hidráulicos da cozinha. Neste espaço, a altura do peitoril da janela foi reduzida para evidenciar a parede de cobogós, melhorando a ventilação e a iluminação naturais. A antiga dependência de serviço deu lugar à uma área de serviço mais ampla, integrada à cozinha.

Apartamento Bella / Casulo - Sofá, Mesa, Janela
© Joana França

Os pisos são os protagonistas das áreas molhadas deste apartamento. Nos banheiros, trazem a lembrança da arquitetura nova iorquina, memórias da cidade onde a Bella estudou moda. Para criar essa atmosfera, foi desenhado um mosaico de pastilhas hexagonais brancas e pretas para os pisos e escolhidos os tijolinhos brancos de metrô para as paredes. A suíte foi integrada a um dos quartos, criando um closet/escritório íntimo. As paredes deram espaço às portas de ferro, seguindo o estilo das esquadrias do edifício. Estas, foram revitalizadas com a finalidade de manter suas características originais, assim como piso em taco de madeira.

Apartamento Bella / Casulo - Bancada, Cadeira
© Joana França
Planta - Layout
Apartamento Bella / Casulo - Pia, Bancada, Porta
© Joana França

A falta de espaço para guardar o grande volume de objetos dos clientes foi solucionada por meio do baú com tampo de madeira que acompanha todo o perímetro da esquadria do apartamento. Além desta função, o baú serve aos clientes como banco e apoio para os objetos de decoração. O concreto aparente, presente nos cortineiros, na bancada da televisão e na viga da grande parede solta que separa sala e cozinha, é outra referência que exalta a arquitetura da cidade. O mobiliário do apartamento mistura peças de família com itens de design brasileiro, valorizando a identidade modernista do projeto.

Apartamento Bella / Casulo - Cama, Dormitório, Janela
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Asa Sul, Brasília - DF, 70297-400, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Bella / Casulo" 20 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917401/apartamento-bella-casulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.