AMO faz curadoria da exposição de Virgil Abloh para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago

O Museu de Arte Contemporânea de Chicago vai apresentar uma exposição com curadoria da AMO dedicada ao trabalho do artista e designer ultramoderno e Virgil Abloh. Intitulado “Virgil Abloh: Figures of Speech”, o espaço imersivo foi projetado pelo curador-chefe do Museu, Michael Darling, e Samir Bantal, diretor do setor de pesquisa do OMA, focando no processo criativo e o trabalho colaborativo de Abloh que redefine moda, arte e design.

AMO faz curadoria da exposição de Virgil Abloh para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago - Mais Imagens+ 5

Desfile da Coleção Masculina SS18 Off-White em Florença, com Jenny Holzer, “Temperature”, 2017. Foto: Estrop/Getty Images.

O artista de Chicago é pioneiro em uma nova disciplina criativa que abrange uma variedade de mídias, conectando artistas visuais, músicos, designers e arquitetos. A exposição cobrirá sete áreas do trabalho de Abloh ao longo de vinte anos, concentrando-se em diferentes pilares da moda, música, arte, mobiliário e design gráfico.

Virgil Abloh, You’re Obviously in the Wrong Place, 2015/19. Imagem Cortesia do Artista.

A seção de moda da exposição destaca o trabalho de Abloh na desconstrução, na costura assimétrica, brincando com a ideia de ter um "dia de folga" quando as coisas não estão indo conforme o planejado. Ele também inclui referências clássicas de arte, incorporando uma pintura de Caravaggio em sua linha Pyrex Vision. Sua seção de música apresenta uma versão em grande escala da arte do sexto álbum de Kanye West, Yeezus, indicado ao Grammy em 2013, reduzindo a embalagem apenas aos elementos essenciais, como um único adesivo vermelho que mantinha a caixa fechada.

Virgil Abloh, Yeezus Album Art, 2013/19. Imagem Cortesia do Artista.

A seção que abrange arquitetura, mobiliário, pintura, escultura e design de calçados abrange muitas das técnicas utilizadas pelo arquiteto modernista Mies van der Rohe: materiais transparentes, ênfase na função e atenção aos detalhes. Ele também questiona o uso de imagens, estruturas e materiais de novas maneiras, usando técnicas como apropriação e jogo de palavras em trabalhos como o Color Gradient Chair.

Virgil Abloh, Color Gradient Chair, 2018. Imagem Cortesia do Artista.

Uma literal pilha de protótipos de móveis exibe os experimentos do artista ao fazer modificações em designs familiares para lhes dar uma nova vida. Ele também reinterpreta a ideia de personalização de bagagem em sua colaboração com a marca de malas Rimowa e apresenta protótipos de tapetes projetados pela IKEA em 2018, refletindo seu interesse em jogos de palavras e provocando os espectadores a questionar o que estão vendo.

IKEA x Virgil Abloh. Imagem Cortesia de IKEA.

A seção final apresenta trabalhos recentes que criticam a influência da publicidade e como a frase “The End” é apenas uma figura de linguagem. "Keep All" reinventa vários produtos exclusivos da Louis Vuitton, incluindo a clássica bolsa Keepall que foi originalmente lançada em 1930. A nova versão de Abloh adiciona pesados elos de correntes feitos de cerâmica, que também aparecem nos projetos de roupas e acessórios do artista.

A exposição ocorrerá de 10 de junho a 22 de setembro de 2019.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "AMO faz curadoria da exposição de Virgil Abloh para o Museu de Arte Contemporânea de Chicago" [AMO Curates Virgil Abloh Exhibition for the Museum of Contemporary Art Chicago] 21 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917369/amo-faz-curadoria-da-exposicao-de-virgil-abloh-para-o-museu-de-arte-contemporanea-de-chicago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.