Casa Ninho / Estudio PK

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 2 de 24Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 3 de 24Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 4 de 24Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 5 de 24Casa Ninho / Estudio PK - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Estudio PK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Fotógrafo
    Fotografías:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grohe, Samsung, TECNOCOM
  • Equipe: Arq. Ignacio Pessagno, Arq. Lilian Kandus, Arq. Jesica Ashardjian
  • Construção: Jorge Barroso & Diego García Pezzano
  • Colaboradores: Arq. Lucila López, Belén Luna Crook
  • Cidade: Béccar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 2 de 24
© Alejandro Peral

Ícone

Esta é uma casa isolada localizada em San Fernando, uma província de Buenos Aires a poucos quilômetros do Rio da Prata. Respeitar a forma da casa existente e usar uma estrutura leve no novo edifício foram duas premissas e eixos estruturais para levantar o conceito e o partido do projeto. Com base nas possibilidades e oportunidades que o edifício antigo ofereceu a casa foi desenvolvida em dois andares e as diferentes premissas foram planejadas, sempre capturando as melhores orientações, não apenas horizontais, mas também zenitais.

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 3 de 24
© Alejandro Peral
Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 18 de 24
Plantas
Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 5 de 24
© Alejandro Peral

Contexto

A casa está localizada em uma vizinhança com escala suburbana e respeita os regulamentos do local. Tem uma relação introvertida com a rua que beneficia o uso exclusivo de um pátio de acesso que coexiste diretamente com a sala de jantar, criando assim uma fusão com o jardim que através da circulação articula a frente e os fundos, gerando ventilação cruzada direta.

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 15 de 24
© Alejandro Peral

Matéria

A constituição estrutural da casa é baseada em materiais nobres, mas, acima de tudo, foi decidido trabalhar com um sistema construtivo seco, leve e rápido. No volume existente, toda a estrutura foi exposta, o reboco das paredes  foi removido deixando o tijolo visto e o mesmo conceito foi usado com o teto mostrando as lajes originais. Os acabamentos interiores e recintos, incluindo a porta principal, foram trabalhados em ferro preto, continuando com a linha de fabricação.

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 16 de 24
© Alejandro Peral

As aberturas, de PVC impactam no interior do ambiente. O novo volume, inteiramente feito a seco, Balloonframe, foi implantado como um ninho no edifício existente, com uma materialidade oposta à casa antiga, mas totalmente complementar, gerando um diálogo entre o antigo e o moderno.

Vínculo

A ligação da habitação com o exterior é uma das questões mais importantes. Estudamos a maneira de nos ligarmos diretamente ao ambiente, gerando focos e sensores de luz nas duas direções espaciais, horizontal e verticalmente.

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 17 de 24
© Alejandro Peral

Sistema

Os arquitetos destacam a importância dos percursos, os quais, à medida que se avança, se descobre diferentes situações. Ao entrar no pátio de acesso, você tem uma primeira aproximação à fachada, onde é possível ler a coexistência de ambos os sistemas. Uma vez lá dentro, há um primeiro contato com outro espaço verde sob a escada, a luz, que costura ambos os casos e a poucos metros de distância, a vista do jardim. A casa é um fole que dialoga entre a frente e a parte de baixo.

Casa Ninho / Estudio PK - Imagem 6 de 24
© Alejandro Peral

Investigação

O maior desafio enfrentado na concepção e construção desta casa foi trabalhar com um sistema de construção atípico para a área, buscando melhorar e cuidar do edifício antigo. A prioridade sempre é a orientação solar, pelo uso eficiente da energia no inverno e no verão, a flexibilidade dos ambientes, a fusão com o exterior e também o uso de materiais regionais e nobres, juntamente com detalhes simples e sintéticos.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ninho / Estudio PK" [Casa Nido / Estudio PK] 26 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917323/casa-ninho-estudio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.