Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Biblioteca Bookàbar / Greisse Panazzolo Arquitetura

Biblioteca Bookàbar / Greisse Panazzolo Arquitetura
Novo Hamburgo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 21.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2019
  • Fotógrafo Fotografias: Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Autodesk, Latina Haus, Luz e Luz, Promob, Uniflex
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Bibliotecas são ambientes que fazem parte do imaginário coletivo mas, com o tempo e a tecnologia, elas caíram em desuso sendo mais comuns em uso acadêmico. Porém os amantes das versões impressas dos livros, mantiveram a biblioteca particular viva e nesse processo, a transformaram em uma poderosa ferramenta para integrar espaços e potencializar o home office.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Planta
Planta
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Neste projeto, a proposta foi aproveitar todo o pé direito para o armazenamento de livros. A escada deslizante foi a alternativa empregada para facilitar e viabilizar o acesso das prateleiras mais altas. As telas em canvas ocultas por um sistema de trilhos, o fundo estofado e revestido de camurça, dão um toque pessoal no móvel funcional.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Estabelecendo uma relação entre o mobiliário e o piso de madeira natural, fez-se o uso da lâmina em madeira freijó nas portas dos armários superiores, e laca acetinada cinza na parte inferior do móvel. O objetivo deste projeto era a concepção de um mobiliário de linguagem leve e de linhas delicadas, por isso adotamos o uso de prateleiras em chapas metálicas, mescladas com prateleiras em madeira (necessárias para a estrutura do móvel) e pés metálicos de bitolas delgadas na mesa de estudos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Neste espaço mostramos que a ambientação pode também fazer parte de uma biblioteca, e ser trabalhada em harmonia com os livros. Neste caso, ela conta um pouco a história do cliente através de peças herdadas de família e/ou trazidas de viagens mas sob uma nova releitura, seja na forma de compor o objeto com o livro, seja no acréscimo de elementos atuais, como no caso das caixas de acrílico que encapsulam os objetos.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Novo Hamburgo - Río Grande del Sur, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca Bookàbar / Greisse Panazzolo Arquitetura" 18 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917270/biblioteca-bookabar-greisse-panazzolo-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.