Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 2 de 24Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 3 de 24Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 24Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 24Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Mais Imagens+ 19

Campinas, Brasil
  • Arquitetos: 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  383
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Scarpa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Deca, Indusparquet, Lovato Marcenaria, Marcenaria Dalben, Maximmus Marmoraria, Mekal, Power Soll, Premiar, Quattro Vetro, Rewood, São Luiz Vidraçaria, Tristão Serralheria, Vertz Iluminação, Zanchet Madeiras
  • Arquitetos Responsáveis: Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca, Inacio Cardona
  • Equipe De Projeto: Claudia Strutz, Nicolas Meireles
  • Administração E Gerenciamento: 24 7 Arquitetura
  • Projeto Estrutural: WGA
  • Projeto De Instalações Elétrica E Hidráulica: Solar Engenharia
  • Projeto Paisagístico: Leticia Fortuna
  • Arquitetura E Interiores: 24 7 Arquitetura
  • Administração E Gerenciamento De Obra: Coletivo Obras
  • Cidade: Campinas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 6 de 24
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno alongado em declive e uma vista para a mata do fundo do condomínio juntamente com dois vizinhos já consolidados formavam os pontos centrais para a estruturação do conceito adotado neste projeto. A pedido dos clientes, a casa deveria explorar a inclinação do telhado deixando-a evidenciada no seu interior.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 2 de 24
© André Scarpa

Vista da rua, um pórtico em madeira anuncia a escala modesta de uma casa térrea, mas ao passar pela porta de entrada é que a casa se revela. O forro vai se inclinando, a casa se abrindo, a luz natural dando vida aos materiais e algumas folhas de palmeira surgem no vazio iluminado em ambas as laterais da casa. O pé direito, já bem mais amplo, uma passarela que atravessa o jardim interno e uma escada que desce ainda não se sabe muito bem para onde.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 10 de 24
© André Scarpa
Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 19 de 24
Planta - Pavimento Térreo
Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 14 de 24
© André Scarpa

Bastante explorada na casa, a madeira laminada colada é responsável pelo discreto volume da garagem, caracterizado por um conjunto de pórticos com 8m de vão, que se estendem até o limite oposto para formar a entrada social da residência.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 9 de 24
© André Scarpa

A casa faz uso de um sistema construtivo misto que mescla madeira laminada colada, estrutura metálica e alvenaria tradicional. O telhado termoacústico e uma quantidade limitada de exposição de áreas envidraçadas ao sol garantem um excelente conforto térmico ao interior da edificação.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 3 de 24
© André Scarpa

Visando o melhor aproveitamento do terreno natural, o programa se desenvolve em dois níveis: O térreo e o pavimento inferior, 3m abaixo do nível da rua. 

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 4 de 24
© André Scarpa
Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 22 de 24
Corte CC
Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 13 de 24
© André Scarpa

A planta no nível da rua é cortada por um jardim interno iluminado e, ao mesmo tempo, protegido por brises de MLC com 6 metros de altura. As aletas com inclinação oposta ao sol quebram a radiação direta e dão privacidade em relação aos vizinhos.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 5 de 24
© André Scarpa

Internamente, a presença marcante dos revestimentos de madeira, pedra, aço e tijolo, conferem bastante personalidade à casa habitada por um casal e seus dois filhos.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 16 de 24
© André Scarpa

No pavimento inferior, a sala de estar se relaciona diretamente com o jardim interno e com o espaço da churrasqueira que conta com uma piscina de borda infinita praticamente tomada pela vista da mata. A diversão fica por conta de um balanço, instalado quase no fim da laje, permitindo ganhar a altura ideal para apreciar a mata de um ângulo ainda mais privilegiado.

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura - Imagem 15 de 24
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura" 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917157/casa-da-quitandinha-24-7-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.