Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura

Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura

© André Scarpa © André Scarpa © André Scarpa © André Scarpa + 24

Casas  · 
Campinas, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura 24 7 Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Deca, Indusparquet, Lovato Marcenaria, Marcenaria Dalben, Maximmus Marmoraria, Mekal, Power Soll, Premiar, Quattro Vetro, Rewood, Silestone, São Luiz Vidraçaria, Tristão Serralheria, Vertz Iluminação, Zanchet Madeiras
  • Arquitetos responsáveis

    Giuliano Pelaio, Gustavo Tenca, Inacio Cardona
  • Equipe de Projeto

    Claudia Strutz, Nicolas Meireles
  • Ano do projeto

    2018
  • Administração e Gerenciamento

    24 7 Arquitetura
  • Projeto estrutural

    WGA
  • Projeto de instalações elétrica e hidráulica

    Solar Engenharia
  • Projeto Paisagístico

    Leticia Fortuna
Mais informações Menos informações
© André Scarpa
© André Scarpa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno alongado em declive e uma vista para a mata do fundo do condomínio juntamente com dois vizinhos já consolidados formavam os pontos centrais para a estruturação do conceito adotado neste projeto. A pedido dos clientes, a casa deveria explorar a inclinação do telhado deixando-a evidenciada no seu interior.

© André Scarpa
© André Scarpa

Vista da rua, um pórtico em madeira anuncia a escala modesta de uma casa térrea, mas ao passar pela porta de entrada é que a casa se revela. O forro vai se inclinando, a casa se abrindo, a luz natural dando vida aos materiais e algumas folhas de palmeira surgem no vazio iluminado em ambas as laterais da casa. O pé direito, já bem mais amplo, uma passarela que atravessa o jardim interno e uma escada que desce ainda não se sabe muito bem para onde.

© André Scarpa
© André Scarpa
Planta - Pavimento Térreo
Planta - Pavimento Térreo
© André Scarpa
© André Scarpa

Bastante explorada na casa, a madeira laminada colada é responsável pelo discreto volume da garagem, caracterizado por um conjunto de pórticos com 8m de vão, que se estendem até o limite oposto para formar a entrada social da residência.

© André Scarpa
© André Scarpa

A casa faz uso de um sistema construtivo misto que mescla madeira laminada colada, estrutura metálica e alvenaria tradicional. O telhado termoacústico e uma quantidade limitada de exposição de áreas envidraçadas ao sol garantem um excelente conforto térmico ao interior da edificação.

© André Scarpa
© André Scarpa

Visando o melhor aproveitamento do terreno natural, o programa se desenvolve em dois níveis: O térreo e o pavimento inferior, 3m abaixo do nível da rua. 

© André Scarpa
© André Scarpa
Corte CC
Corte CC
© André Scarpa
© André Scarpa

A planta no nível da rua é cortada por um jardim interno iluminado e, ao mesmo tempo, protegido por brises de MLC com 6 metros de altura. As aletas com inclinação oposta ao sol quebram a radiação direta e dão privacidade em relação aos vizinhos.

© André Scarpa
© André Scarpa

Internamente, a presença marcante dos revestimentos de madeira, pedra, aço e tijolo, conferem bastante personalidade à casa habitada por um casal e seus dois filhos.

© André Scarpa
© André Scarpa

No pavimento inferior, a sala de estar se relaciona diretamente com o jardim interno e com o espaço da churrasqueira que conta com uma piscina de borda infinita praticamente tomada pela vista da mata. A diversão fica por conta de um balanço, instalado quase no fim da laje, permitindo ganhar a altura ideal para apreciar a mata de um ângulo ainda mais privilegiado.

© André Scarpa
© André Scarpa

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa da Quitandinha / 24 7 Arquitetura" 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917157/casa-da-quitandinha-24-7-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.