Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - VigaCafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Mesa, Sofá, VigaCafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - MesaCafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Imagem 5 de 19Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Mesa, Madeira, Viga, Cadeira
© Filippe Araujo

Descrição enviada pela equipe de projeto. A mais nova casa do Art in Coffee, agora em uma versão mais reduzida, vem com o intuito de proporcionar ao cliente uma imersão no satisfatório momento de se apreciar um bom café. Cercado de informação e arte, como propõe o seu nome, o cliente se depara com um ambiente aconchegante, diversificado e estiloso no centro da cidade.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Sofá, Mesa, Viga
© Filippe Araujo

Praticidade e funcionalidade foram fundamentais na concepção do projeto. Tanto para os clientes, como para os funcionários. O espaço de preparação dos produtos precisou ser organizado para viabilizar um vasto cardápio de cafés, bebidas e comidas. Como o conceito do café não é ter garçons, mas sim que o cliente se sirva e faça seu pedido no caixa, o mobiliário precisou estar bem disposto e ser diversificado, de forma a adequar cliente individuais, duplas ou grupos maiores.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Imagem 11 de 19
© Filippe Araujo
Planta - Layout
Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Tijolo, Fachada
© Filippe Araujo

Antigamente, dividida em duas salas, o café acabou se tornando um espaço somente que conta com o salão e o espaço de preparo. Os blocos de tijolo maciço da antiga casa foram preservados em sua totalidade e ornaram com a grande quantidade de serralheria que envolveu estantes, mobiliário, balcão, requadro de janelas, e por fim, o forro que suporta as ripas de madeira maciça (roxinho) reaproveitadas de antigas toras de madeira estocadas em um depósito.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Viga
© Filippe Araujo

Nas duas paredes principais de vitrine, foram colocados padrões estabelecidos pela franquia: uma pintura que já possui a sua linguagem estabelecida e a outra o gradeado onde são colocadas obras de arte. Além da pintura principal, outros artistas fizeram intervenções nas paredes.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Imagem 5 de 19
© Filippe Araujo

Toda a iluminação se dá com arandelas, evidenciando o forro de madeira e buscando pequenos focos estratégicos ao projeto. Por fim, o banco corrido quebra a cromia alaranjada com inserção de luz azul.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Imagem 6 de 19
© Filippe Araujo

A fachada se representa de maneira simples, porém elegante. Apenas foram descascadas as paredes, introduzida uma porta de serralheria, representando um portal com sua extrusão além da fachada e colocado um gradil para que as trepadeiras se apoderassem da maneira que melhor as convenham.

Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos - Imagem 7 de 19
© Filippe Araujo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Vila Cristina, 130 - 05 - São José, Aracaju - SE, 49015-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cafeteria Art in Coffee / Gustavo Fontes + Coletivo de Arquitetos" 15 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917074/cafeteria-art-in-coffee-gustavo-fontes-plus-coletivo-de-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.