Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Romano Guerra Editora lança campanha de financiamento coletivo para reeditar livro sobre Rino Levi

Romano Guerra Editora lança campanha de financiamento coletivo para reeditar livro sobre Rino Levi

Romano Guerra Editora lança campanha de financiamento coletivo para reeditar livro sobre Rino Levi

A Romano Guerra Editora lançou hoje uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para reeditar o famoso livro RINO LEVI – arquitetura e cidade, resultado do doutorado de Renato Anelli e da pesquisa iconográfica da equipe liderada por Abilio Guerra e é repleto de fotografias de Nelson Kon.

O livro foi lançado em 2001 e revelou a obra de um dos mais importantes arquitetos brasileiros: o paulista Rino Levi, que forma, ao lado de Lúcio Costa, Jorge Machado Moreira, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke e Affonso Eduardo Reidy, a primeira geração da arquitetura moderna brasileira.

Esgotado há mais de uma década, o volume alterna três conteúdos principais: 
- ensaios fotográficos de Nelson Kon
- capítulos histórico-teóricos 
- fichas de projetos significativos projetados entre as décadas de 1930 e 1960

Cortesia de Romano Guerra Editora
Cortesia de Romano Guerra Editora

A reedição conta com o mesmo conteúdo, mas recebe novo design gráfico. O formato ligeiramente menor (cerca de 2cm de cada lado) dá lugar a fotografias ainda maiores e a possibilidade de lombada solta, permitindo abertura em 180° para melhor visualizar as fotografias e desenhos.

Saiba mais sobre a reedição do livro RINO LEVI – arquitetura e cidade e participe da campanha de financiamento coletivo no Catarse, aqui.

Romano Guerra Editora lança campanha de financiamento coletivo para reeditar livro sobre Rino Levi, Cortesia de Romano Guerra Editora
Cortesia de Romano Guerra Editora

Sobre os autores

Renato Anelli
Arquiteto e urbanista, mestre, doutor e livre-docente, pesquisador do CNPq e professor titular do IAU USP São Carlos. Professor visitante do Department of Art History and Archaelogy, Columbia University de Nova York (outono de 2016, Fapesp). Conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, foi responsável pela organização das comemorações do centenário da arquiteta (2014/2015) e pelo projeto da Casa de Vidro para o programa Keeping it Modern (The Getty Foundation) em parceria com o IAU USP. Coordenou entre 2015 e 2019 o polo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da USP. Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos da cidade de São Carlos (2001-2004). É autor do livro Architettura Contemporanea: Brasile (Milão, 2008) e organizador de Casas de Vidro / Glass Houses (2018).

Abilio Guerra
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor (IFCH Unicamp), professor da FAU Mackenzie. Curador das exposições “Arquitetura brasileira: viver na floresta” (Instituto Tomie Ohtake, 2010) e “Território de contato” (com Marta Bogéa, Sesc Pompéia, 2012). Jurado (Montevidéu, 2006; Lisboa, 2008) e delegado brasileiro (Medellín, 2010; Cádiz, 2012) da Bienal Iberoamericana. Organizador da 10ª edição do Foro Internacional de Arquitectura (Quito, 2009). Coordenador do workshop Rios Urbanos (FAU USP, 2003). Idealizador de salas especiais (1997 e 1999) e coordenador do Fórum de Debates (2003) da Bienal de Arquitetura de São Paulo. É autor dos livros O primitivismo em Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Raul Bopp (2010) e Arquitetura e natureza (2010), e organizador de Textos fundamentais sobre a história da arquitetura moderna brasileira (2017).

Nelson Kon
Arquiteto e urbanista (FAU USP, 1983), especializou-se em fotografia de arquitetura, com fotos publicadas pelas principais editoras brasileiras e estrangeiras voltadas para arquitetura e urbanismo. Tem se dedicado na última década ao registro do patrimônio arquitetônico e artístico brasileiro para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Sua obra foi registrada em dois livros monográficos, ambos intitulados Nelson Kon (Senac, 2004; Coleção Ipsis de Fotografia, 2013). Foi professor de fotografia na Oficina Oswald de Andrade, na Universidade Mackenzie e na Faculdade de Comunicações e Artes do Senac SP. Tem fotos em acervos privados e na coleção “Pirelli/Masp” do Masp. Ganhou o Prêmio APCA na modalidade “Registro de arquitetura” (Associação Paulista de Críticos de Arte, 2013).

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Romano Guerra Editora lança campanha de financiamento coletivo para reeditar livro sobre Rino Levi" 14 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917043/romano-guerra-editora-lanca-campanha-de-financiamento-coletivo-para-reeditar-livro-sobre-rino-levi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.