Participe da campanha de financiamento coletivo para relançar o livro "RINO LEVI – arquitetura e cidade"

A Romano Guerra Editora lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para reeditar o famoso livro RINO LEVI – arquitetura e cidade, resultado do doutorado de Renato Anelli e da pesquisa iconográfica da equipe liderada por Abilio Guerra e é repleto de fotografias de Nelson Kon.

O livro foi lançado em 2001 e revelou a obra de um dos mais importantes arquitetos brasileiros: o paulista Rino Levi, que forma, ao lado de Lúcio Costa, Jorge Machado Moreira, Oscar Niemeyer, Oswaldo Bratke e Affonso Eduardo Reidy, a primeira geração da arquitetura moderna brasileira.

Esgotado há mais de uma década, o volume alterna três conteúdos principais: 
- ensaios fotográficos de Nelson Kon
- capítulos histórico-teóricos 
- fichas de projetos significativos projetados entre as décadas de 1930 e 1960

Cortesia de Romano Guerra Editora

A reedição conta com o mesmo conteúdo, mas recebe novo design gráfico. O formato ligeiramente menor (cerca de 2cm de cada lado) dá lugar a fotografias ainda maiores e a possibilidade de lombada solta, permitindo abertura em 180° para melhor visualizar as fotografias e desenhos.

Saiba mais sobre a reedição do livro RINO LEVI – arquitetura e cidade e participe da campanha de financiamento coletivo no Catarse, aqui.

Sobre os autores

Renato Anelli
Arquiteto e urbanista, mestre, doutor e livre-docente, pesquisador do CNPq e professor titular do IAU USP São Carlos. Professor visitante do Department of Art History and Archaelogy, Columbia University de Nova York (outono de 2016, Fapesp). Conselheiro do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, foi responsável pela organização das comemorações do centenário da arquiteta (2014/2015) e pelo projeto da Casa de Vidro para o programa Keeping it Modern (The Getty Foundation) em parceria com o IAU USP. Coordenou entre 2015 e 2019 o polo de São Carlos do Instituto de Estudos Avançados da USP. Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos da cidade de São Carlos (2001-2004). É autor do livro Architettura Contemporanea: Brasile (Milão, 2008) e organizador de Casas de Vidro / Glass Houses (2018).

Abilio Guerra
Arquiteto e urbanista, mestre e doutor (IFCH Unicamp), professor da FAU Mackenzie. Curador das exposições “Arquitetura brasileira: viver na floresta” (Instituto Tomie Ohtake, 2010) e “Território de contato” (com Marta Bogéa, Sesc Pompéia, 2012). Jurado (Montevidéu, 2006; Lisboa, 2008) e delegado brasileiro (Medellín, 2010; Cádiz, 2012) da Bienal Iberoamericana. Organizador da 10ª edição do Foro Internacional de Arquitectura (Quito, 2009). Coordenador do workshop Rios Urbanos (FAU USP, 2003). Idealizador de salas especiais (1997 e 1999) e coordenador do Fórum de Debates (2003) da Bienal de Arquitetura de São Paulo. É autor dos livros O primitivismo em Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Raul Bopp (2010) e Arquitetura e natureza (2010), e organizador de Textos fundamentais sobre a história da arquitetura moderna brasileira (2017).

Nelson Kon
Arquiteto e urbanista (FAU USP, 1983), especializou-se em fotografia de arquitetura, com fotos publicadas pelas principais editoras brasileiras e estrangeiras voltadas para arquitetura e urbanismo. Tem se dedicado na última década ao registro do patrimônio arquitetônico e artístico brasileiro para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Sua obra foi registrada em dois livros monográficos, ambos intitulados Nelson Kon (Senac, 2004; Coleção Ipsis de Fotografia, 2013). Foi professor de fotografia na Oficina Oswald de Andrade, na Universidade Mackenzie e na Faculdade de Comunicações e Artes do Senac SP. Tem fotos em acervos privados e na coleção “Pirelli/Masp” do Masp. Ganhou o Prêmio APCA na modalidade “Registro de arquitetura” (Associação Paulista de Críticos de Arte, 2013).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Participe da campanha de financiamento coletivo para relançar o livro "RINO LEVI – arquitetura e cidade"" 06 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917043/romano-guerra-editora-lanca-campanha-de-financiamento-coletivo-para-reeditar-livro-sobre-rino-levi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.