Casa em La Garita / Arkosis

Casa em La Garita / Arkosis - Mais Imagens+ 27

La Garita, Costa Rica
  • Arquitetos: Arkosis; Arkosis
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amanco, H&M, Hermanos Seas, METALCO, Pedregal
  • Colaboradores: Karen Fernández, Cristian Alvarez
  • Desenho Eletromecânico: Stephanie Badilla
  • Arquiteto Responsável: Iván Delgado Salazar
  • Cidade: La Garita
  • País: Costa Rica
Mais informaçõesMenos informações
© Roberto D´Ambrosio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diante da decisão de um casal jovem de comprar um apartamento em um local próximo ao seu trabalho, mas que lhes teria custado o dobro por um terço da área da casa, optaram por viver um pouco mais longe, permanecendo ligados aos centros menores de população de La Garita e Atenas. Isso tornou relevante a consideração das tradições construtivas desses povoados antigos e de forte relação com suas fronteiras rurais/naturais. Nesse sentido, considera-se a casa como uma extensão da sombra das árvores que circundam o terreno, ao mesmo tempo que delimita esse espaço. Também foram utilizadas pedras, juncos e uma pequena ponte, todos associados a corpos d'água.

© Roberto D´Ambrosio
Implantação
© Roberto D´Ambrosio

Da mesma forma, se faz uso dos tijolos ornamentais de barro que aparecem em casas e taipas tradicionais, para fazer uma frente neutra mais vinculável com a infraestrutura em relação a outras casas novas da área residencial, que tendem a competir entre si em expressividade. Esta parede é utilizada para atenuar a orientação alongada na direção leste, (em um povoado que tem uma clima muito quente) irrenunciável pela geometria do terreno. Além disso, se separa da casa para criar um colchão de ar e água no meio (alimentado pelos coletores pluviais).

© Roberto D´Ambrosio

Sobre a parede se apoia a cobertura como um único plano manipulado segundo regras claras de sustentação, que respondem à configuração do espaço em seu limite superior de forma direta e descomplicada. A separação entre os topos das paredes e a cobertura foi deixada livre, de forma similar ao espaço intersticial das casas vernaculares onde as crianças brincavam, em um âmbito associável à privacidade, segurança e recreação, criando-se ainda alguns cômodos de uso pessoal.

© Roberto D´Ambrosio
Axonométrica

Para o lado oeste, aproveitou-se a barreira de árvores para subir a cobertura e possibilitar a visão de suas copas, mas quando é necessário alguns portões foram pensados para proteger a massa orgânica da radiação que permite encostar nas árvores. Abrindo esses portões por completo é possível integrar a casa com a pequena varanda, o pátio e a paisagem. 

© Roberto D´Ambrosio

Em resumo, criou-se o projeto de uma casa que satisfaz as expectativas de um casal de classe média costarriquenho que em boa medida sofre com a discrepância entre seus anseios e suas capacidades financeiras, criando mais espaço de qualidade com menos material e custo.

© Roberto D´Ambrosio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa em La Garita / Arkosis" [Casa en La Garita / Arkosis] 16 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916951/casa-em-la-garita-arkosis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.