Lançamento do livro de fotografias "Parques Urbanos de São Paulo"

O livro Parques urbanos de São Paulo traz ensaios fotográficos que registram o cotidiano de treze parques paulistanos, tão diversos quanto a cidade e sua população: parques do centro e da periferia, novos e antigos, célebres e conhecidos apenas localmente. As fotos revelam a pluralidade de usos que os paulistanos fazem desses espaços, e surpreendem ao mostrá-los de maneira distanciada, detendo-se igualmente diante de aspectos planejados e incidentais. O lançamento do livro será, significativamente, no Parque Ibirapuera, no dia 11 de maio, às 11 horas.

Parques urbanos revelam os anseios dos moradores da cidade e suas ideias sobre o que deve ser uma área de lazer. Na cidade de São Paulo, a diversidade de visões está expressa na diversidade dos parques. Alguns reproduzem áreas naturais, e contêm apenas gramados e árvores, convidando os frequentadores a caminhadas e à contemplação. Outros estão equipados para receber vários tipos de atividades esportivas e lúdicas, oferecendo quadras, pistas, estrutura para grandes shows ou até para esportes náuticos.

Os ensaios de Tatewaki Nio e André Bueno são um registro revelador e surpreendente de uma nova etapa na vida social de São Paulo. Os paulistanos estão voltando a frequentar espaços públicos e a conviver com pessoas diferentes, exercitando sua civilidade ao negociar o compartilhamento desses locais. Para muitos moradores da cidade, mais acostumados com a São Paulo privada e entremuros do passado, será uma surpresa ver essa faceta mais livre dos seus concidadãos.

Os registros fotográficos de Parques urbanos de São Paulo indicam que os parques da cidade têm conseguido acomodar a pluralidade das formas de lazer e diversão dos moradores da cidade. Além disso, traz à luz o “arquipélago verde que pode ser visto tanto como a lembrança de uma época em que a área do município era coberta de rios e mata atlântica, como a semente de um futuro em que um bom planejamento urbano fará brotar na cidade estas ilhas dedicadas à diversão e à convivência”, nas palavras de Thyago Nogueira, curador do volume.

O conjunto de imagens reunidas no livro mostra, assim, que a retomada dos espaços públicos pelos cidadãos está em curso e já é visível nos parques de São Paulo, onde os diferentes aprendem a conviver respeitosamente. Espera-se que, no futuro, essa dinâmica ultrapasse os perímetros dos parques, alicerçando a cultura de coexistência tolerante que é fundamental para a vida em cidade.

Os parques retratados são: Cantinho do Céu, Parque do Povo, Jardim Prainha, Parque Modernista, Parque Vila Guilherme, Parque Vila Prudente, Parque Villa-Lobos, Parque Cidade de Toronto, Parque da Independência, Parque do Carmo, Parque Ibirapuera, Parque da Aclimação e Jardim da Luz.

PARQUES URBANOS DE SÃO PAULO
Fotografia: André Bueno e Tatewaki Nio
Curadoria: Thyago Nogueira
Realização: BEI Editora e Arq.Futuro
Número de páginas: 256
Formato: 15.5 x 22.5 cm
Idioma: Português/Inglês
Ano de Publicação: 2019
ISBN: 978-85-7850-153-2
Preço de capa: R$ 75,00

LANÇAMENTO DO LIVRO PARQUES URBANOS DE SÃO PAULO
Data: 11 de maio, sábado
Lançamento do livro: 11h às 13h30
Local: Parque Ibirapuera - Edifício da Escola Municipal de Astrofísica

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento, com uso de cartão zona azul.

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

André Bueno - Especialista em Gestão da Comunicação: Políticas, Educação e Cultura, pelo Departamento de Comunicações e Artes (ECA–USP), é fotógrafo e educador, atuando como documentarista em projetos relacionados a juventude, meio ambiente, direitos humanos e fotografia de rua. Fotojornalista, publicou fotografias em vários veículos de comunicação. Foi repórter fotográfico do portal da Câmara Municipal de São Paulo entre 2014 e 2018, cobrindo o cotidiano do legislativo paulistano e outras pautas políticas.
Tatewaki Nio - Formado em Sociologia pela Universidade Sophia (Tóquio, Japão) em 1994, chegou a São Paulo em 1998. Estudou fotografia no Curso de Bacharelado em Fotografia do Senac e trabalha como fotógrafo profissional desde 2001, realizando trabalhos autorais e editoriais. Foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea em 2011.

SOBRE O CURADOR

Thyago Nogueira
Curador e editor, dirige o departamento de Fotografia Contemporânea do Instituto Moreira Salles e é editor-chefe da revista ZUM.

SOBRE O ARQ.FUTURO
O Arq.Futuro é uma plataforma que reúne as mais importantes personalidades, inovações e projetos de arquitetura e urbanismo da atualidade, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ambiente construído e da qualidade de vida nas cidades do Brasil.
Ao envolver o público brasileiro nos debates sobre arquitetura de qualidade e a necessidade de maiores investimentos em infraestrutura e serviços, o Arq.Futuro pretende contribuir para o crescimento sustentável e justo do país, ao mesmo tempo abrindo espaços para a discussão ampla sobre o desenho e a gestão das cidades.
Entre os temas abordados nos eventos organizados pela plataforma estão espaço público, habitação, mobilidade e transporte, infraestrutura, educação, tecnologia, patrimônio arquitetônico e cultural e engajamento. Todo conteúdo gerado pelo Arq.Futuro é registrado e disponibilizado em diversos formatos, que incluem a publicação de livros físicos e digitais e a produção de material audiovisual com imagens e vídeos exclusivos. Mais informações: http://www.arqfuturo.com.br.

SOBRE A BEĨ EDITORA
A palavra BEĨ – “um pouco mais”, em tupi – sintetiza a proposta almejada pela editora. Desde sua fundação, a BEĨ Editora vem se destacando pela originalidade de suas publicações e pela excelência de seus projetos gráficos. Além de sua atividade editorial, a BEĨ organiza as plataformas Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e Por Quê? – Economês em bom português, projeto voltado para a educação, discussão e divulgação de temas econômicos para o público não especializado.

Relações com Imprensa
Cobogó Relações Públicas
Pedro Scabim – pedro@rpnacobogo.com.br
Livia Esteves – livia@rpnacobogo.com.br

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro de fotografias "Parques Urbanos de São Paulo"" 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916642/lancamento-do-livro-de-fotografias-parques-urbanos-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.