Conselhos úteis para projetar fachadas ventiladas com porcelanato de 3,5 mm

Conselhos úteis para projetar fachadas ventiladas com porcelanato de 3,5 mm

A fachada ventilada é uma solução construtiva perimetral que considera um duplo fechamento distanciado um do outro por meio de uma estrutura de suporte, gerando uma câmara de ar que permite a sua ventilação. Esta operação cria o chamado efeito chaminé, que ativa as correntes de ar por convecção, melhorando o isolamento acústico e térmico do edifício e aumentando sua eficiência energética.

Devido à sua natureza e fabricação de prensagem laminada, o porcelanato de 3,5 mm é uma excelente escolha para revestimentos de fachadas ventiladas. Sua alta resistência às intempéries, estabilidade dimensional e leveza reduzem os requisitos da estrutura de suporte. Pesa 3 vezes menos que um porcelanato tradicional e permite grandes formatos, até 3,6 metros, reduzindo o número de juntas. Também oferece alta estabilidade de cor, resistência a impactos e baixa manutenção ao longo do tempo.

Conselhos úteis para projetar fachadas ventiladas com porcelanato de 3,5 mm - Mais Imagens+ 24

Cortesía de CHC
Instalación Vertical / Instalación Horizontal. Image Cortesía de CHC

Quais são os componentes de uma fachada ventilada?

As fachadas ventiladas são compostas, do interior para o exterior do edifício, de um suporte (elemento construtivo que transmite os seus esforços para a estrutura do edifício), isolamento (situado no exterior do suporte), câmara de ar (cavidade entre o isolante e o revestimento), sistema de ancoragem (elementos que transmitem os esforços do revestimento à estrutura do edifício) e revestimento (face exterior da fachada).

Neste detalhe, vemos uma fachada ventilada com grampos ocultos. No entanto, atualmente existem sistemas de fixação ainda mais eficientes e esteticamente limpos, como a 'âncora química' apresentada no final deste artigo.

(1) Revestimento (2) Grampo (3) Isolante (4) Suporte (5) Perfil T (6) Mísula (7) Ancoragem

(1) Revestimiento (2) Grapa (3) Aislante (4) Soporte (5) Perfil T (6) Ménsula (7) Anclaje. Image Cortesía de Grespania

Por que usar porcelanato de baixa espessura em fachadas ventiladas?

Compostas por peças modulares leves, fáceis de instalar e substituir, as fachadas ventiladas de porcelanato tipo Coverlam oferecem alto padrão técnico e estético, mantendo suas características e seu aspecto físico ao longo de sua vida útil.

Frente à exposição à água, Coverlam apresenta absorção de água abaixo de 0,1%, resistindo à umidade, à água da chuva e até à geada. Em caso de incêndio, sua reação ao fogo move-se entre A1 (para espessuras de 5,6 mm) e o A2 s1, d0 (para espessuras de 3,5 mm). Isto é, é um material não combustível, de fumaça de baixa opacidade e que não gera a queda de gotículas ou partículas inflamadas.

Cortesía de CHC

Para melhorar essas qualidades, é possível aplicar um revestimento de Dióxido de Titânio, chamado H&C Tiles, que entrega à placa características auto-limpantes e bactericidas, graças ao efeito da oxidação produzida pelo dióxido nas partículas orgânicas que sujam a fachada. Isso permite eliminar odores e gerar oxigênio ativo ao entrar em contato com os raios UV, garantindo sua durabilidade e baixa manutenção, em relação a outros materiais de revestimento.

Instalação Horizontal

Instalación Horizontal / Coverlam. Image Cortesía de CHC

Instalação Vertical

Instalación Vertical / Coverlam. Image Cortesía de CHC

Como funciona o 'efeito chaminé'?

O efeito chaminé consiste na ascensão do ar e gases quentes pelo duto produto da diferença de densidades com respeito ao ar e gás que o rodeia. Esse efeito se dá principalmente no verão, já que no inverno a fachada ventilada proporciona estabilidade térmica atuando como um acumulador de calor. Desta forma, contribui para que o calor interno se mantenha mais estável.

Efecto Chimenea. Image Cortesía de CHC

Como assegurar que a câmara de ar funcione corretamente?

Para permitir o correto funcionamento da câmara de ar, deve-se considerar ao menos 2 centímetros livres entre substratos e não devem existir elementos que obstruam os canais de ventilação. Esses devem ser sempre verticais.

Hospital en Almería, España. Image Cortesía de Grespania

Como pode ser medida a eficiência de uma fachada ventilada?

Sua eficácia é medida usando diretamente as fórmulas do padrão ou modelando o comportamento térmico do edifício em um software, por exemplo, através do Designbuilder. Para o seu cálculo no Chile, utiliza-se a norma NCh853-2007: Condicionamento térmico - Gabinete térmico dos edifícios - Cálculo de resistência e transmitância térmica. No caso da Coverlam, foi realizado um estudo externo que concluiu uma economia entre 15% e 19% na energia necessária para aquecer um edifício comercial em Santiago, Chile.

Recomenda-se estudar seu funcionamento caso a caso, porque influem variáveis como a localização geográfica, as condições climáticas, a estrutura e a materialidade dos fechamentos, entre outros. No entanto, independente de sua situação específica, as fachadas ventiladas entregam contribuições comprovadas na economia energética durante todo o ano, e se feitas manutenções adequadas, sua durabilidade é indefinida.

Centro de Salud Arteixo, La Coruña, España. Image Cortesía de Grespania

Que tipo de ancoragem é recomendada?

O sistema de ancoragem química é um dos adesivos com maior poder de aderência para fachadas ventiladas, garantindo uma durabilidade de até 50 anos de vida útil e um funcionamento efetivo sob condições climáticas drásticas, como temperaturas entre -40° e 90° C. O sistema funciona sobre uma variedade de substratos, através de químicos adesivos que unem o revestimento cerâmico com a superfície de suporte. Este adesivo consta de 4 componentes, os que devem ser aplicados sequencialmente, tal como é recomendado por seus fabricantes. Revise o processo de instalação aqui.

Anclaje Químico. Image Cortesía de Sika
Anclaje Químico. Image Cortesía de Sika

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Materials. "Conselhos úteis para projetar fachadas ventiladas com porcelanato de 3,5 mm" [Consejos y datos útiles para diseñar fachadas ventiladas con porcelanato de 3.5 mm] 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916539/conselhos-uteis-para-projetar-fachadas-ventiladas-com-porcelanato-de-35-mm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.