Elogio da Sombra | In Praise of Shadow

Elogio da Sombra é o título do famoso livro do japonês Junichiro Tanizaki, publicado pela primeira vez em 1933. Nele, Tanizaki critica o excesso de luz do Ocidente e o exibicionismo das formas e cores. Mais tarde, é também o título de uma das obras de poesia de Jorge Luís Borges, em que nos fala da tomada de consciência da sua própria sombra e da sombra da sua obra, onde encontra o seu reflexo. Como diz no poema:

“Vivo entre formas luminosas e vagas que não são ainda a escuridão. (...)
Esta penumbra é lenta e não dói; flui por um manso declive e parece-se com a
eternidade.”

Elogio da Sombra é a quarta exposição da Galeria Primner, que primeira vez mostra um jovem português, Pedro Léger Pereira. Na sua obra vemos a influência dos movimentos Concreto e Neoconcreto que tiveram a sua maior expressão no Brasil nas décadas de 50 e 60. As suas formas simples e concretas partem sempre de formas geométricas. Nesta exposição, todas as esculturas partem da manipulação do círculo. Artista plástico e arquiteto de profissão, o artista introduz-nos a uma outra dimensão ao explorar o eco de cada obra através da sombra.

Para Pedro Léger Pereira, a sombra funciona como uma peça efémera, que se vai
alterando à medida da posição do sol e da entrada da luz no espaço expositivo da
galeria. Além da incorporação do escuro neste trabalho, o autor vai mais longe.

Ao utilizar aço inox polido , estas esculturas são também um espelho. Lembra-nos Borges, já no final da sua vida, ao dizer que na consciência da sua própria sombra encontra o seu reflexo. Ao olharmos as esculturas admiramos a sua sombra, o nosso reflexo e os reflexos de todas as outras obras, assim ganhando consciência da sua totalidade.

As peças apresentadas nesta exposição são um conjunto de sete esculturas únicas, a partir das quais o artista desenvolve estudos/desenhos. Neles o artista desenha a sombra das próprias esculturas, assim transformando a sombra de cada peça numa nova obra.

Esta exposição pode ser vista em várias dimensões: em primeiro lugar no plano
tridimensional das esculturas, já que as obras podem ser observadas em múltiplas perspetivas e de todos os lados; em segundo lugar, no plano da sombra de cada escultura; e, em terceiro, os desenhos em volta, que simbolizam a materialização da efemeridade de cada sombra.

Isabel Rodrigues Costa
4 de Maio de 2019
GALERIA PRIMNER

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Cita: "Elogio da Sombra | In Praise of Shadow" 07 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916533/elogio-da-sombra-in-praise-of-shadow> ISSN 0719-8906

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