Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - JanelaApartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Mesa, Bancada, Janela, Cadeira, VigaApartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Sofá, Mesa, Prateleira, DormitórioApartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Bancada, CozinhaApartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: FMJPC Arquitetura e design; FMJPC Arquitetura e design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  43
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Almendra
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  FARMEC, Grupo Galrão
  • Arquitetos Responsáveis: João Pedro Cavaco, Filipa Menino
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Sofá, Mesa, Prateleira, Dormitório
© Nuno Almendra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Apartamento de Alcântara é um projeto de interiores que propõe a revisão critica das áreas sociais, com cerca de 40 m2, de um apartamento na cidade de Lisboa, que tem como objetivo ser a casa de família de um casal recém-casado. Originalmente acedia-se ao apartamento diretamente para a zona de sala, que devido às suas dimensões reduzidas, não permitia albergar uma zona de estar e uma zona de refeições. Toda a restante casa era separada deste espaço por uma porta, através da qual se acedia a um corredor. Do corredor era possível alcançar a cozinha, uma instalação sanitária, dois quartos e uma suite, com instalação sanitária integrada.

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Prateleira
© Nuno Almendra

Após a leitura do existente, o apartamento apresentava alguns problemas na sua proporção e funcionalidade, nomeadamente a área reduzida da sala, a proporção desta em relação à área da cozinha e dos quartos, e o facto do acesso à cozinha ser realizado pelo corredor dos quartos. A proposta centra-se então na solução dos problemas descritos, caracterizando-se por uma operação de detalhe na área social do apartamento. Esta operação apresenta duas estratégias de intervenção simples e claras: a abertura da cozinha para a área da sala – fechando o acesso existente pelo corredor dos quartos, de forma a separar nitidamente as duas vertentes funcionais da casa – e a delimitação das diferentes funções da área social com base no desenho e integração dos objetos funcionais que as caracterizam.

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Cozinha, Bancada, Pia
© Nuno Almendra
Planta - Proposta
Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Iluminação, Bancada, Cadeira
© Nuno Almendra

A primeira área, a zona de entrada do apartamento é agora delimitada de forma mais clara a partir da proposta de inserção de uma estante desenhada com o objetivo de ser incorporada no espaço. Este objeto, que funciona como separação até ao teto com uma cota inferior na zona de entrada, permite ao mesmo tempo manter uma relação visual com o resto do espaço e manter a iluminação natural na zona de entrada. A segunda zona, é a zona de estar que se demarca das restantes devido à estrutura original dos vãos exteriores e ao pé direito mais elevado. A cozinha, agora integrada na sala, é proposta por isso como um objeto de destaque que ao conviver com a restante área social, tem um grande impacto no mesmo. Nesse sentido, ao propor a sua relocalização, o seu desenho foi pensado de forma a ser um objeto que se integrasse na restante área social, não só ao nível da distribuição dos equipamentos, mas principalmente ao nível da cor e materiais escolhidos.

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Prateleira, Mesa
© Nuno Almendra

A zona de refeições é agora possível de se inserir no espaço de uma forma funcional, e demarca-se pela iluminação de teto proposta. Foi proposta ainda a alteração do pavimento de toda a zona social, bem como a lacagem de todas as madeiras existentes no espaço, tornando-o mais amplo. O projeto teve então como intuito a união de toda a área social do apartamento, de modo a qualificar a sua habitabilidade e definindo as diferentes zonas a partir do desenho de objetos que lhe confiram harmonia.

Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design - Bancada, Iluminação, Cozinha, Dormitório, Cama, Cadeira, Viga
© Nuno Almendra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alcântara, 1300 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Alcântara / FMJPC Arquitetura e design" 09 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916503/apartamento-alcantara-fmjpc-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.