Casa no Jangão / AA. Arquitectos

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 2 de 17Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 3 de 17Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 4 de 17Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 5 de 17Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Mais Imagens+ 12

Ponta do Sol, Portugal
  • Arquitetos: AA. Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  127
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nuno Caldeira
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fassa Bortolo, Forbo Flooring Systems, Ikea, Sapa Building System International NV
Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 6 de 17
© Nuno Caldeira

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno tem uma forma irregular alongada, e desenvolve-se em três socalcos definidos por muros de pedra. Era utilizado para cultivo agrícola e tinha um pequeno palheiro em pedra coberto de palha, em ruína. Localiza-se no topo de uma encosta, com vista sobre o mar e o vale.

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 5 de 17
© Nuno Caldeira

A implantação da casa foi condicionada pelo risco de perigosidade dos socalcos a Sul, e a configuração do socalco remanescente. Pousa sobre a porção de terreno de cota mais elevada, orientada para Sul. A casa acopla-se ao palheiro existente, ao nível do piso térreo, e desenvolve-se em dois pisos.

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 4 de 17
© Nuno Caldeira
Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 15 de 17
Planta t- Pavimento Térreo
Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 10 de 17
© Nuno Caldeira

O piso térreo compreende os espaços sociais da habitação, nomeadamente a sala de estar, de jantar, a cozinha e uma pequena instalação sanitária. A cozinha toma o lugar do palheiro existente. Os vãos voltam-se para Sul e Nascente, e dão acesso ao espaço de estadia exterior.

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 2 de 17
© Nuno Caldeira

A escada de acesso ao piso superior avista o vale. O piso superior é constituído por dois quartos de dormir e uma casa de banho. Os vãos dos quartos voltam-se também para Sul e Nascente, e dão acesso a uma varanda que permite o deslumbre da paisagem.

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 9 de 17
© Nuno Caldeira

O volume edificado tem duas águas e é matericamente uniforme. O palheiro existente foi reabilitado. Os socalcos a Sul estão cultivados com árvores de fruto, ervas aromáticas, flores e arbustos.

Casa no Jangão / AA. Arquitectos - Imagem 13 de 17
© Nuno Caldeira

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Jangão / AA. Arquitectos" 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916471/moradia-jungao-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.