Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Costa, JardimResort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Mesa, Madeira, Cadeira, Viga, Janela, TerraçoResort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Mesa, Cadeira, Prateleira, VigaResort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, JardimResort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Mais Imagens+ 47

Terra Alta, Portugal
  • Arquiteto Responsável: Diogo Mega
  • Cliente: Azores Visian
  • Engenharia: LX2E
  • Design De Interiores: Ana Trancoso
  • Cidade: Terra Alta
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Costa
© Miguel Cardoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com uma paisagem única, patrimônio cultural e ambiental, onde a calma e a tranquilidade predominam no ambiente natural. Um lar longe de casa, num paraíso perdido. A freguesia de Santo Amaro, localizada na costa norte da ilha, fica a 20 km da principal vila. Tem uma população de cerca de 300 habitantes, conhecida por sua hospitalidade e bem-estar, atraindo cada vez mais turistas todos os anos.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Jardim
© Miguel Cardoso

A vista para o Oeste permite observar toda a baía de Santo Amaro além de ver o topo da montanha do Pico, em dias de pouca nebulosidade. Os terrenos foram escolhidos por sua beleza natural, flora e a existência de várias ruínas, que dão um tom ao empreendimento. O desenvolvimento é atravessado longitudinalmente por um canada - Caminho dos Voltas - que pertence ao Pico dos Açores. A Canada foi mantida intacta, com a preservação integral do piso e muros. As duas ruínas de casas antigas, bem como algumas ruínas de currais de animais foram recuperadas.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Costa
© Miguel Cardoso

O nosso posicionamento baseia-se na conservação da natureza, na qualidade ambiental e na proteção do patrimônio histórico, cultural e da identidade local.Todas as habitações estão equipadas com painéis fotovoltaicos, o aquecimento é feito por salamandras a pellets, o arrefecimento é feito por ventilação natural e os tanques d'água foram mantidos para uso na irrigação, e a água potável servida é filtrada por um sistema ativo de carbono.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Jardim
© Miguel Cardoso

O Resort é composto por quatorze unidades:
- Três unidades de tipologia T1 - Um quarto, um lavabo e sala com kitchenette;
- Oito unidades da tipologia T2 - Dois quartos (um com cama de casal, outro com duas camas que podem ser unidas), um banheirove sala de estar com kitchenette;
- Três unidades da tipologia T3 - Três quartos (um com cama de casal, um com duas camas que podem ser unidas e uma suite também com duas camas que podem ser unidas), um sanitário separado para o serviço dos dois primeiros quartos e sala com kitchenette.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Jardim
© Miguel Cardoso
Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Imagem 52 de 52
Planta
Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Jardim
© Miguel Cardoso

Com as características dimensionais dos lotes e da encosta íngreme, os terraços, as ruínas, bem como as novas casas propostas, terão privacidade tanto quanto uma grande área verde envolvente e ainda vistas panorâmicas sobre o mar, tanto para o Canal como para a ilha de São Jorge, além das baías da ilha do Pico, belos recantos marinhos ao longo das freguesias de Santo Amaro, Praínha e São Roque.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Fachada, Costa
© Miguel Cardoso

Sustentabilidade: O projeto foi projetado para alterar o mínimo possível a topografia e para que a integração das casas fosse a mais harmoniosa possível.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Costa
© Miguel Cardoso

Na concepção do resort foram utilizados materiais locais, como a pedra e a madeira nos interiores e exteriores (cobertura, fachadas e alguns mobiliários). Foram utilizados materiais que permitem o isolamento térmico e acústico de todas as casas.Todas as janelas e portas de vidro do empreendimento são de vidro duplo.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Tijolo, Fachada
© Diogo Mega

Nos jardins, nós introduzimos plantas locais, muitas das quais eram endêmicas, e preservamos as espécies que existiam inicialmente.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Janela, Floresta, Jardim
© Diogo Mega

Fazemos a separação total do lixo para reciclagem. Mantivemos os tanques antigos (cisternas), com uso de água da chuva para irrigação. O aquecimento da água é feito com bombas de calor energeticamente eficientes, acopladas a painéis fotovoltaicos que as potencializam, minimizando o consumo de energia e preservando o meio ambiente.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Tijolo, Fachada, Concreto
© Miguel Cardoso

Na iluminação de todo o projeto foram utilizadas lâmpadas led e algumas possuem um sensor de movimento (por exemplo, nos banheiros do restaurante). As luzes das casas estão ligadas por cartão para que não sejam acesas durante a ausência de convidados.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Mesa, Cadeira, Viga
© Miguel Cardoso

A maioria dos produtos utilizados no nosso restaurante (carne, peixe, mel, compotas, legumes, frutas, ovos, queijo, manteiga, etc.) são produzidos na ilha.

Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects - Mesa, Prateleira, Cadeira, Viga
© Miguel Cardoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Travessa do Outeiro das Eiras, Terra Alta, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Resort Lava Homes / Diogo Mega Architects" 08 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916470/residencias-lava-diogo-mega-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.