Moradia compartilhada Scarwafa / Krft

© Christian van der Kooy

Moradia compartilhada Scarwafa / Krft - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Krft
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  647
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Autores: Thomas Dieben, Oscar Vos
  • Colaboradores: Oscar de Blanken, Nick Krouwel, Anna Noyons
  • Clientes: Anna & Rens, Anna & Casper, Arne & Sandrijn
  • Construtora: Bouwbedrijf Van Schaik
  • Engenharia Estrutural: Arup Amsterdam, Landman Bouwconstructie
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
© Christian van der Kooy

Descrição enviada pela equipe de projeto. Scarwafa (um acrônimo do nome dos seis proprietários) é um projeto de cohousing em pequena escala, no qual três jovens famílias se uniram e compraram três terrenos vizinhos na área de Buiksloterham em Amsterdã, num período de crise financeira. Ao ter um baixo orçamento optou-se por materiais simples, sem esquecer os conceitos chaves de coletividade e simplicidade. Ao desensvolver uma linguagem arquitetônica coerente e coletiva, as metas propostas foram atingidas, foram construídas três casas individuais, cada uma com uma especialidade diferente que satisfaz as necessidades de seus proprietários.

© Christian van der Kooy
© Christian van der Kooy

Durante a construção, optou-se por despir o prédio tradicional e omitir as habituais camadas adicionadas às "necessidades básicas": construção transformada em estética. Os pisos estão inacabados em cima e em baixo. Para este propósito, um piso combinado de madeira e concreto foi projetado em conjunto com o construtor, no qual uma camada tradicional de vigas de madeira atuou como uma fôrma perdida para um piso de concreto realizado in situ, estruturalmente acoplado a pregos diagonais. Isto foi feito pelos próprios carpinteiros, sem subcontratantes.

© Christian van der Kooy
© Christian van der Kooy

A coletividade não foi encontrada apenas em um sistema comum de construção, mas também na fachada. As casas têm os mesmos detalhes da fachada, mas uma materialização individual. As três fachadas são conectadas novamente pela "super varanda". Uma estrutura de aço - uma abstração da fachada de uma típica casa tradicional holandesa frente ao canal - serve para diferentes interpretações: varandas, persianas, áreas verdes, painéis solares, varal. Com este elemento  que contém as três casas individuais, se configura um projeto coerente.

© Christian van der Kooy

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Moradia compartilhada Scarwafa / Krft" [Scarwafa Co-Housing / Krft] 05 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916292/moradia-compartilhada-scarwafa-krft> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.