Residência Tacna / PAR Arquitectos

Residência Tacna / PAR Arquitectos - Mais Imagens+ 37

Maitencillo, Chile
  • Arquitetos: PAR Arquitectos; PAR Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Diego Elgueta
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, AutoDesk, Cutek, Google, Haustek, Wet Proof
  • Equipe: Cristian Merino, Diego Ortiz, Francisco Cortes
  • Engenharia: Alberto Ramirez
  • Arquitetos Responsáveis: Alvaro Cortés, Tomas Pardo
  • Cidade: Maitencillo
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Diego Elgueta

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com base no contexto existente, define-se como uma necessidade primordial localizar os principais invólucros programáticos na altura máxima permitida de acordo com os regulamentos, a fim de conceder-lhes a melhor visão desobstruída possível.

© Diego Elgueta
© Diego Elgueta

De acordo com isto e em resposta a um terreno inclinado que desce em direção à dita vista, o começo do balanço surge como imagem projetiva, interpretado como um esqueleto estrutural que permite ler um volume suspenso levitando no solo e aludindo à condição de exposição do local em relação à esquina.

© Diego Elgueta
© Diego Elgueta

Desta forma, a estrutura é considerada um sistema de andaimes, definida em madeira laminada de seção 10x40cm, destacada do corpo volumétrico, composta pelo cruzamento de quatro vigas de 10,5m de comprimento e quatro pilares duplos com 6,0m de altura. Eles são colocados pontualmente em um muro de contenção perimetral em pedra que protege e estabelece o nível mais baixo da casa.

© Diego Elgueta

Para complementar, a circulação vertical é trabalhada como elemento hierárquico, como estrutura central que ordena, distribui e outorga espacialidade à resolução programática da residência.

© Diego Elgueta
© Diego Elgueta

Em relação à materialidade, foi privilegiado o uso da madeira, tanto pela economia quanto pela durabilidade ao longo do tempo em ambientes salinos.

© Diego Elgueta

A estrutura de pinus laminado é tratada com 10% de verniz impermeabilizante branco da Cutek, para o revestimento exterior utilizou-se placas de 1”x4” tratadas com verniz impermeabilizante preto. Quanto aos revestimentos do piso, para a parte interna foram utilizadas tábuas de 1"x5" incolores vitrificadas e para o exterior tábuas de deck 1 1/2”x5”. 

© Diego Elgueta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Tacna / PAR Arquitectos" [Casa Tacna / PAR Arquitectos] 08 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916136/residencia-tacna-par-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.