Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela, VigaApartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - CadeiraApartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, CadeiraApartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Sofá, Janela, CadeiraApartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: MNBR Arquitetos; MNBR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Lee
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carbono Design, Estar Móveis, Fernando Jaeger, Gabriel Wickbold, Kian Tapetes, Loja Obra Fácil, Líder Interiores, REKA, Tapetah, Trust iluminação
Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Daniel Lee

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal na faixa dos 30 anos solicitou um projeto prático, descolado e com toques rústicos, que casou bastante com a linguagem do escritório. Houve uma integração, trazendo dinâmica e amplitude aos ambientes e boa parte da estrutura da sala foi descascada para ficar em evidência. Outro pedido solicitado foi trazer brasilidade aos espaços através das cores, materiais e peças de design. Um último pedido foi aproveitar o máximo os materiais existentes, tornando a obra mais limpa e sustentável.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Daniel Lee

O maior desafio foi trazer uma linguagem mais contemporânea e minimalista, e ao mesmo tempo, preservar elementos que contassem a história do apartamento, como os azulejos originais mantidos na parede da cozinha, a pia existente em aço inox, o piso de madeira existente do apartamento – que foi tratado e restaurado, o piso de caquinho dos banheiros – que foi feito com os próprios azulejos das paredes retirados e picotados, o piso de granilite preto da cozinha – que foi também recuperado, e as próprias estruturas de ferro das janelas, que foram mantidas e restauradas.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Sofá, Janela, Cadeira
© Daniel Lee

Além disso, trabalhar com elementos que trouxessem brasilidade, desejo do casal. Outro desafio do projeto foi atender ao desejo deles em ter uma área social que pudessem facilmente mudar de configuração, mudando até mesmo o uso e a sensação do espaço através da aquisição de novo mobiliário e peças decorativas, ou da troca de posição das peças existentes. Por isso, o projeto da sala foi pensado como um grande espaço com pouca marcenaria fixa e iluminação dinâmica e mutável.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Janela
© Daniel Lee

A transformação de layout foi bastante significativa. Ao eliminar o terceiro quarto, a sala de estar ganhou bastante área para criar um ambiente mais alongado e cheio de peças e obras de arte de designers brasileiros. A cozinha também foi integrada com a sala. A retirada da parede que separava os dois ambientes abriu espaço para uma bancada que serve para cozinhar e receber os amigos, e para refeições mais rápidas com banquetas. A área de serviço foi mantida na mesma posição, já que possui uma grande janela com bastante ventilação e iluminação, mas o quarto de empregada, antes pouco utilizado, foi eliminado, dando espaço ao closet integrado à suíte do lado oposto.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Daniel Lee
Planta - Layout
Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Imagem 12 de 18
© Daniel Lee

Na área íntima, além da suíte, um dos quartos foi mantido para uso de home office e para receber visitas do exterior. A suíte ganhou um ar mais descolado e dinâmico com a instalação de uma bancada com duas pias, dentro do quarto, ao lado da entrada do banheiro, que era uma solicitação dos moradores.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Prateleira, Armário, Dormitório
© Daniel Lee

Em termos de revestimento, foi trabalhada com tons mais sóbrios e materiais foram reaproveitados, como a estrutura de concreto, que foi descascada e revelada na sala de estar e cozinha, o piso de madeira que foi tratado e recuperado em todo o apartamento, e a execução dos banheiros com cimento queimado e pintura. A linguagem minimalista era ideal para receber e valorizar as obras de arte e o mobiliário assinados por designers brasileiros, os protagonistas do espaço.

Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Daniel Lee

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, Estado de São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Eucalipto / MNBR Arquitetos" 02 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916101/apartamento-eucalipto-mnbr-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.