Casa AS / BLT Arquitectos

Casa AS / BLT Arquitectos

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 2 de 28Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 3 de 28Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 4 de 28Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 5 de 28Casa AS / BLT Arquitectos - Mais Imagens+ 23

Mendiolaza, Argentina
  • Arquitetos: BLT Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  240
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Indus Parquet, Sicco Aluminios, Silma
  • Arquitetos Responsáveis: Esteban Barrera, Javier Lozada
  • Equipe: Sofía Trucco, Heriberto Martínez
  • Engenharia: Ing. Germán Sarboraria
  • Cidade: Mendiolaza
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 3 de 28
© Javier Agustin Rojas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa AS está localizada em um terreno com uma condição complexa que tivemos que interpretar para poder responder com a implantação. Um ligeiro declive em direção ao sul, vistas voltadas para as serras ao norte e um pequeno jardim, arborizado com espécies nativas, em sua parte inferior. Era necessário localizar todos os principais espaços da casa no mesmo nível para satisfazer as necessidades dos futuros moradores. 

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 5 de 28
© Javier Agustin Rojas
Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 23 de 28
Planta - Térreo
Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 4 de 28
© Javier Agustin Rojas

A solução adotada foi uma casa organizada a partir de um pátio, um espaço que serve como ponto focal da casa, organizador de todos os seus espaços, e que permite capturar a luz do norte e ter vistas para o jardim ao sul.

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 2 de 28
© Javier Agustin Rojas
Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 22 de 28
Axonométrica
Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 7 de 28
© Javier Agustin Rojas

Ao organizar a planta na topografia, procurou-se enfatizar seu desnível, sutilmente apoiando no solo apenas um dos vértices da casa, para deixar a topografia fluir livremente abaixo da construção, gerando em sua parte mais baixa um grande espaço semi-coberto que servirá com um terraço. Esta dupla condição de casa com pátio de um lado, mas separada do solo por outra, é sua principal característica.

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 11 de 28
© Javier Agustin Rojas

A principal decisão do projeto foi deixar a topografia, com seu declive suave, passar pelo pátio e por baixo da casa. Para conseguir isso, uma estrutura independente é separada do solo por pilotis, desassociando as lajes do terreno natural.

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 13 de 28
© Javier Agustin Rojas

As paredes, com alvenaria de cor areia, fecham os espaços para o exterior. Para a rua, uma parede desses mesmos tijolos, porém erguidos com maior espaçamento e permeabilidade, atua como um filtro que dá privacidade ao pátio. Esta permeabilidade, leva os dois eixos que compõem a casa, o ortogonal e o diagonal, a formar um recinto, resolvendo ao mesmo tempo o encontro de ambas as geometrias. 

Casa AS / BLT Arquitectos - Imagem 16 de 28
© Javier Agustin Rojas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AS / BLT Arquitectos" [Casa AS / BLT Arquitectos] 12 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916031/casa-as-blt-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.