Pivotante, deslizante, camarão e paredes cortina: diferentes tipos de janelas em 11 edifícios

Embora todas as janelas tenham funções em comum, como permitir a passagem da luz, fornecer ventilação e focar as diferentes visões, esses objetivos podem ser aprimorados por meio de uma série de opções úteis. Dependendo da orientação do edifício, condições climáticas, direção do vento e ponto de vista arquitetônico, cada modelo de janela específico pode fazer a diferença dentro de um projeto, melhorando a usabilidade e a qualidade espacial e ambiental de cada espaço.

Abaixo, apresentamos tipos de janelas que podem ser encontradas nas residências atuais, especificamente em 11 projetos previamente publicados em nosso site.

Pivotante, deslizante, camarão e paredes cortina: diferentes tipos de janelas em 11 edifícios - Mais Imagens+ 31

Flexhouse / Evolution Design

  • Janelas Deslizantes

Neste caso, as fachadas envidraçadas são criadas por um sistema de diferentes tipos de janelas unificadas por um único estilo de perfil, contrastando com o quadro branco curvo característico da casa. Devido ao seu alto nível de exposição, vidros triplos e persianas externas estão presentes para o controle ideal do calor e do sol, além de isolar acusticamente seus interiores.

Flexhouse / Evolution Design. Image © Peter Wuermli
Flexhouse / Evolution Design. Image © Peter Wuermli

Life Science Centre of Vilnius University / Architektūros linija

  • Parede Cortina

A parede cortina é um sistema geralmente usado para edifícios mais altos, abrindo as vistas para o exterior, permitindo a livre passagem de luz e proporcionando uma alta eficiência em termos de instalação. Neste projeto, a parede cortina envolve o átrio principal do edifício, que excede 5 pisos com uma fachada limpa com um tom ligeiramente azulado.

Life Science Centre of Vilnius University / Architektūros linija. Image © Martynas Slapšy
Life Science Centre of Vilnius University / Architektūros linija. Image © Martynas Slapšy

Riel Estate / Joris Verhoeven Architectuur

  • Janelas "SlimLine"

Neste projeto foram utilizadas janelas de diferentes formas e utilidades, com perfis de aço muito finos. Entre eles, uma claraboia da mesma largura da escada foi projetada, destacando o espaço e inundando as salas vizinhas com luz.

Riel Estate / Joris Verhoeven Architectuur Section. Image © John van Groenedaal
Riel Estate / Joris Verhoeven Architectuur Section. Image © John van Groenedaal
Riel Estate / Joris Verhoeven Architectuur Detail

Ruth / Urbain Architectencollectief

  • Parede cortina e perfil de alumínio

Nesta renovação, uma nova escada de serviço foi incluída para todos os níveis da loja. Este novo volume é construído com base em uma estrutura de aço branco, uma parede cortina de vidro e molduras de alumínio.

© Filip Dujardin
Ruth / Urbain Architectencollectief Section
Ruth / Urbain Architectencollectief Detail

CASWES / TOOP architectuur

  • Caixilhos de Alumínio

Com uma bela paisagem exterior, esta casa está configurada com janelas escuras e anodizadas do chão ao teto. Esse tipo de janela pode ser embutida nas paredes e é altamente isolante e robusta, proporcionando segurança, isolamento térmico e estabilidade.

CASWES / TOOP architectuur. Image © Tim Van de Velde
CASWES / TOOP architectuur. Image © Tim Van de Velde

MILU / Qatarchitecten

  • Aberturas "Camarão"

A fim de integrar totalmente o interior e exterior da casa, esta janela de 6 metros articulada facilita borrar os limites entre o interior e o exterior.

MILU / Qatarchitecten. Image © Luc Roymans
MILU / Qatarchitecten. Image © Luc Roymans
MILU / Qatarchitecten

  • Janela Pivotante

No segundo andar, uma janela giratória conecta os espaços mais privados da casa com um telhado verde de flores silvestres.

MILU / Qatarchitecten. Image © Luc Roymans

Headquarters ‘Le Duff Group’ / Ateliers 2/3/4/

  • Parede Cortina

Este edifício apresenta variações nas suas diferentes fachadas, de acordo com as suas orientações específicas, destacando-se entre elas uma parede cortina com vidro estampado.

Headquarters ‘Le Duff Group’ / Ateliers 2/3/4/. Image © Patrick Miara
Headquarters ‘Le Duff Group’ / Ateliers 2/3/4/ Detail

Villa RR / Reitsema and Partners Architects

  • Janelas Isoladas

Esta casa no meio da floresta abre suas áreas públicas para o exterior através de grandes janelas do chão ao teto. Esse alto nível de exposição forçou seus arquitetos a usar um sistema de janela de alto isolamento que atende aos requisitos elevados de isolamento térmico, estabilidade e segurança.

Villa RR / Reitsema and Partners Architects. Image © Ronald Tilleman
Villa RR / Reitsema and Partners Architects. Image © Ronald Tilleman

Villa X / Barcode Architects

  • Parede Cortina

A Villa X caracteriza-se por ser um volume cuja fachada é quase totalmente envidraçada. Suas janelas dão uma alta visibilidade do interior, mas têm um leve efeito de espelho que se intensifica em alguns ângulos, aumentando a privacidade de seus habitantes.

Villa X / Barcode Architects. Image © Christian van der Kooy
Villa X / Barcode Architects Detail

A3 - Advanced Architecture Apartments / STARH

  • Parede Cortina

O projeto consiste em dois materiais principais em sua fachada: vidro e FibreC. O FibreC branco enquadra uma grande superfície envidraçada que utiliza duas cores para marcar a presença de diferentes níveis: Transparente e Grafite.

A3 - Advanced Architecture Apartments / STARH. Image © 3inSpirit
A3 - Advanced Architecture Apartments / STARH. Image © 3inSpirit
A3 - Advanced Architecture Apartments / STARH Detail

The Stiles Road / Architectural Farm

  • Porta Pivotante de Vidro

Este edifício de tijolos - uma extensão de uma casa existente - mistura diferentes tipos de janelas de acordo com suas funções determinadas. Destaca-se uma janela deslizante disposta no canto que liga o novo edifício ao antigo, permitindo a integração das áreas sociais com o jardim.

The Stiles Road / Architectural Farm. Image © Ste Murray

  • Janela deslizante

The Stiles Road / Architectural Farm. Image © Ste Murray
The Stiles Road / Architectural Farm Sketches and Axonometry
Sobre este autor
Cita: Vial della Maggiora, Martita. "Pivotante, deslizante, camarão e paredes cortina: diferentes tipos de janelas em 11 edifícios" [Pivoting, Sliding, Accordion and Curtain Wall: Different Types Of Windows In 11 Buildings] 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915889/pivotante-deslizante-camarao-e-paredes-cortina-diferentes-tipos-de-janelas-em-11-edificios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.