Casa CM / WAATAA

Casa CM / WAATAA - JardimCasa CM / WAATAA - Sofá, CadeiraCasa CM / WAATAA - Imagem 4 de 27Casa CM / WAATAA - Imagem 5 de 27Casa CM / WAATAA - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: WAATAA; WAATAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Equipe De Projeto: Rita Cantisano Diz, Lucas Cantisano Diz, Miguel de Gouveia André
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa CM / WAATAA - Imagem 18 de 27
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inserida num contexto rural junto a um ribeiro de água corrente, a casa tem como elemento ordenador e gerador de projecto o muro de pedra pré-existente confinante com a via pública. A ideia consiste em prolongar este muro e integrá-lo no desenho da casa. Muda-se de material, da pedra para a cortiça, diferenciando a intervenção da pré-existência.

Casa CM / WAATAA - Fachada
© WAATAA PHOTOGRAPHY!
Implantação
Casa CM / WAATAA - Imagem 21 de 27
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Assumindo-se o muro como um elemento opaco simultaneamente interior e exterior que garante a privacidade em relação à via pública, a casa fecha-se a norte e torna-se transparente do lado oposto a sul para o logradouro privativo. Aqui, a casa assenta em uma plataforma sobre o terreno. Este ato de separação contrasta com a criação de pátios e com a utilização de generosos panos envidraçados que aproximam as pessoas do espaço verde e da paisagem envolvente.

A casa divide-se essencialmente em três zonas fundamentais: a técnica que alberga a garagem e as maquinarias; a social com a sala e cozinha em regime de open-space e com panos envidraçados em lados opostos de forma a tornar o espaço fluido garantindo uma espécie de zona de transição entre a rua (público) e o logradouro (privado); a íntima com os quartos e respectivas instalações sanitárias conectadas por um eixo de circulação que se vai abrindo ou fechando consoante a privacidade que se pretende.

Casa CM / WAATAA - Imagem 5 de 27
© WAATAA PHOTOGRAPHY!

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa CM / WAATAA" 01 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915863/casa-cm-waataa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.