V19 Residência entre empenas / Viraje arquitectura

© Germán Cabo

V19 Residência entre empenas / Viraje arquitectura - Mais Imagens+ 11

Castellón de la Plana, Espanha
  • Arquitetos: Viraje arquitectura; Viraje arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  257
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Germán Cabo
© Germán Cabo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto acontece na antiga cidade de Castellón, na qual encontramos tipologias de habitação em terrenos muito estreitos e longitudinais. Uma completa demolição da antiga casa da família foi realizada para propor o novo projeto. Uma das preocupações do cliente era ter uma casa bem iluminada naturalmente em todos os seus ambientes e também atender às necessidades do programa. O resultado é um projeto com várias perfurações subdivido em térreo, primeiro pavimento, segundo pavimento e cobertura com um tamanho de aproximadamente 3,80 x 24 metros.

© Germán Cabo
Planta - nível inferior
© Germán Cabo

O terreno estreito e o número de pavimentos requeridos nos levaram a desenhar uma solução na qual a luz natural vinha de aberturas zenitais, já que apenas uma fachada estava voltada ao exterior. A ideia do projeto baseia-se em como dois pátios e uma claraboia na escada cruzam os três níveis da casa e banham todos os espaços de luz. 

© Germán Cabo

A escadaria assume o protagonismo no projeto porque, apesar de sua forma estreita, está localizada em uma posição central, fazendo com que os espaços circundantes, áreas de uso e circulação aproveitem ao máximo o ambiente. Decidiu-se revesti-la com aço micro-perfurado para criar transparências e obter imagens de toda a extensão da casa. O piso térreo é destinado a acessos e garagem. Nele, a escada e o quintal proporcionam luz natural.

© Germán Cabo

O primeiro pavimento abriga as áreas diurnas, onde a sala de jantar e a cozinha estão conectadas por um pátio com revestido com vidro pisável, criando um espaço com uma aparência exterior aquecida. O segundo pavimento abriga os dormitórios. Nele, a visualização contínua do céu dentro da casa cria um espaço estreito e não  opressivo. Graças aos pátios e claraboias, obtemos iluminação e ventilação adequadas, garantindo conforto.

© Germán Cabo
Corte
© Germán Cabo

Como último conceito a ser destacado no projeto, encontramos a fachada principal. Ela é a única fachada voltada para a via pública, resolvida por meio de uma treliça semelhante a uma pele, homenageando a tradição cerâmica da província de Castellón. Com ela conseguimos unificar todos os pavimentos da casa, oferecer privacidade no interior e proteger os dormitórios da orientação sul, participando do jogo de iluminação da residência.

© Germán Cabo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "V19 Residência entre empenas / Viraje arquitectura" [V19 Vivienda entre medianeras / Viraje arquitectura] 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915815/v19-residencia-entre-empenas-viraje-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.