Jardim de Mesas com Árvores / Da landscape

Mesas embaixo das árvores. Imagem © Xiaohui Jin

Jardim de Mesas com Árvores / Da landscape - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Da landscape; Da landscape
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xiaohui Jin
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kanotec Co., Ltd, Shanghai Coloroadway Construction Technology Co., Ltd, Sumu Furniture
  • Cliente: Shanghai Experimental School
  • Arquitetos Responsáveis : Xiaoqing Yang, Luquan Bao
  • Equipe De Projeto: Junjie Wang, Xianzhi Zhang, Yanfei Zhang, Jie Sun
  • Cidade: Pudong Xinqu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Atividades. Imagem © Xiaohui Jin

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração do campus da SES há um pátio em formato quadrado, cercado por diversos edifícios. Comparado com espaços mais populares, como o Sunshine Studio e o átrio do terraço, o patio fechado era extremamente diferente.

Vista aérea. Imagem © Xiaohui Jin

Os caminhos eram como as linhas de uma quadra de basquete, indo além de qualquer compreensão: eram inúteis, exceto pelo desenho. Os caminhos não apresentavam lógicas de fluxo ou conexão,nem eram compatíveis com mais atividades.

Comparação antes e depois da renovação. Imagem © Xiaohui Jin
© Xiaohui Jin

E mesmo o desenho do pátio não podia ser reconhecido se visto de um ponto de vista normal. As vegetações plantadas há 10 anos eram abundantes, no entanto, eram muito desorganizadas e obstruía a visão de todas as perspectivas. Além disso, a parede frontal e o corrimão atuavam como uma divisória, tornando o pátio inteiro ainda mais separado do entorno.

Circulação
Planta Baixa

Sem mencionar o hall de entrada de um dos edifícios circundantes, que era separado do pátio apenas por uma parede.

Vista do jardim do 2º andar. Imagem © Xiaohui Jin

Após a reconstrução, o pátio agora apresenta um design transparente, onde todas as pessoas podem entrar vindas de todas as direções, também podendo permanecer em sua área central. A linha de visão entre o hall de entrada do primeiro andar de um dos edifícios e a edificação oposta foi interligada e a percepção de um espaço escolar integrado foi significativamente melhorada. Depois que o pátio foi aberto completamente, o espaço de aprendizado informal que combina a estante e a bancada de trabalho será expandido, integrando as áreas para satisfazer as demandas de uso de mais alunos.

Diagrama de análise

O novo pátio tem árvores e mesas como os principais elementos, portanto, é chamado de Jardim de Mesas com Árvores. As 11 árvores que restaram são espécies normais, não são raras. Depois de crescer por vários anos, elas formaram uma cobertura viva, portanto manter este elemento é dar continuidade à memória da escola, bem como, ao mesmo tempo, respeitar a vida.

Jardim. Imagem © Xiaohui Jin

As mesas com árvores, os elementos mais importantes do projeto, parecem ser posicionadas de forma livre e aleatória, mas na verdade, foram planejados. A escala está de acordo com a medida de mesas de uma turma com 40 alunos e o posicionamento é feito a partir das melhores posições dos troncos. O espaçamento está de acordo com os corredores dos edifícios circundantes.

Mesa com árvore. Imagem © Xiaohui Jin

O Jardim é o primeiro espaço de aprendizado informal ao ar livre na SES. Comparado com o espaço interior e semi-interior, o jardim é um ambiente mais aberto, o que traz uma experiência de caminhada mais conveniente e uma paisagem natural mais verde. Encoraja-se que professores e alunos usem livremente o espaço, uma vez que agora ele está equipado para um uso mais amplo.

Mesa com árvore e o hall. Imagem © Xiaohui Jin
Detalhe. Imagem © Xiaohui Jin

No horário habitual,o Jardim é uma área verde poética para a SES, que acompanha tranquilamente os professores e alunos. Quando se mistura a outras atividades, torna-se o centro do campus, cheio de energia naquele dado momento.O Jardim não tem cercas, nem uma entrada definida, assentos fixos ou regras complicadas, mas uma ambiência confortável, com escala e espaço adequados em que o uso diversificado e criativo é encorajado.

© Xiaohui Jin
Jardim no Outono. Imagem © Xiaohui Jin

O Jardim também apresenta um piso permeável, para que toda a chuva possa penetrar no solo e evitar que a superfície seja escorregadia e úmida. Um sistema de drenagem linear é utilizada na área para impedir que a água da chuva flua para trás do edifício durante uma tempestade, e também devido a uma inclinação dos níveis dos edifícios externos para o pátio.

Estudantes passando pelo Jardim. Imagem © Xiaohui Jin

Comparando o pátio de 2018 com o de 2015, a cobertura formada pelas copas das árvores são quase as mesmas, até ainda mais esplêndida. Os aspectos que foram mudados e os que não foram mudados transmitem bem a essência da renovação orgânica no espaço.

Espaço Multiuso. Imagem © Xiaohui Jin
Vista do jardim a partir do hall. Imagem © Xiaohui Jin

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dongming Road, 300, Xangai, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Mesas com Árvores / Da landscape" [Tree Desk Garden / Da landscape] 03 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915692/jardim-de-mesas-com-arvores-da-landscape> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.