Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura

Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Prateleira, BancadaApartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Janela, VigaApartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - VigaApartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Sofá, Prateleira, Mesa, Janela, VigaApartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Mutabile Arquitetura; Mutabile Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  112
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Henrique Queiroga
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ABC da construção, Fabricatti, Loja elétrica, Mesa saarinen, Sofa
  • Obra: Martins acabamentos
  • Arquitetos Responsáveis: Gabriel Souza, Isabel Brant
  • Equipe: Clarice Lacerda, Helena Sendim
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Janela, Viga
© Henrique Queiroga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes são um casal jovem que gostam de espaços práticos e integrados. O edifício, construído na década de 70, com estrutura formada por duas taças de concreto e consequentemente apenas dois pilares, adotava o conceito de separação radical entre cozinha/serviço e salas. Para acessar a cozinha era preciso passar pela copa e área de serviço. O projeto, atento ao uso social da cozinha, a trouxe para a entrada da casa, tornando-a contígua às salas e ampliando o espaço de convivência do apartamento.

Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Bancada, Cozinha, Tijolo, Viga
© Henrique Queiroga

A forma da estrutura ganhou força na configuração mais aberta do espaço, gerando um ponto focal no qual foi feita a divisão cozinha-sala por meio de uma bancada em nanoglass. A escolha de mobiliário foi pautada pelo conforto e autenticidade, bem como os revestimentos.

Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Henrique Queiroga
Planta intervenção
Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Viga
© Henrique Queiroga

Para solucionar o desejo por cortinas de tecido, foi criada uma sanca de gesso que serve como cortineiro e sanca de iluminação. Além de iluminar o ambiente forma mais indireta e homogeneamente distribuída, esta sanca faz com que a luz varra a taça de concreto, destacando este material no espaço. Trilhos para o restante da iluminação visaram mínimo impacto na estrutura e flexibilidade na escolha de focos de luz.

Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Janela, Viga
© Henrique Queiroga

Os clientes queriam uma cozinha com elementos retrô, justificando a paleta de cores azul claro e vermelho, além de detalhes na marcenaria como molduras e puxadores concha. O projeto como um todo transformou internamente uma edificação de quase 50 anos de idade para atender demandas contemporâneas, valorizando os elementos arquitetônicos principais e o brutalismo.

Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura - Prateleira, Bancada
© Henrique Queiroga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento no Anchieta / Mutabile Arquitetura" 28 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915646/apartamento-no-anchieta-mutabile-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.