Casa V2 / Studio Guilherme Torres

Casa V2 / Studio Guilherme Torres - SofáCasa V2 / Studio Guilherme Torres - Imagem 3 de 31Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Mesa, Cadeira, JanelaCasa V2 / Studio Guilherme Torres - Imagem 5 de 31Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 26

São Paulo, Brasil
Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Cadeira, Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cravada no coração de um bairro nobre de São Paulo, a residência de 1100m² foi construída pelos avós do atual proprietário nos anos 60. Antes da extensa reforma promovida pelos arquitetos, a casa possuía um estilo neoclássico e apresentava uma planta muito compartimentada. O projeto remodelou completamente a distribuição espacial dos ambientes, abrindo grandes vãos, movendo e criando novas estruturas que transformaram a casa numa obra contemporânea, em total sintonia com o morador, um jovem DJ e produtor musical. Dono de um estilo ao mesmo tempo despojado, porém muito sofisticado, o projeto se desenvolveu através da definição de uma paleta de materiais atemporal: mármores brasileiros brancos contrastando com uma primorosa marcenaria em ébano.

Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio
Planta - Pavimento Térreo
Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Sofá
© Denilson Machado – MCA Estúdio

O mobiliário foi inteiramente desenhado pelo arquiteto, que também é designer, especialmente para este projeto. Os sofás do living principal e da sala de lareira são revestidos parte em tecido, parte em couro, num sistema modular que permite infinitas combinações. A mesa de jantar, propositalmente apenas montada com uma cadeira, mantém o clima dramático da decoração. Quadros e objetos são poucos e pertencem ao acervo pessoal do morador. As paredes ebanizadas ocultam portas e espaços como a adega, que é separada do escritório apenas por painéis de acrílico que acomodam os vinhos, outra paixão do proprietário.

Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Mesa
© Denilson Machado – MCA Estúdio

No piso superior, uma generosa suíte de 140m² integra quarto, terraço, closet e banheiros sem divisões formais. Paredes com painéis luminosos mesclados a painéis de ébano criam organizações sutis. Novamente, todo o mobiliário foi desenvolvido especialmente para estes espaços. Ainda nestes espaços, que se abrem para painéis metálicos perfurados pretos, e possível observar um efeito gráfico muito forte: as copas das arvores que circundam toda a construção criam um efeito pixelado, dando um toque surreal a um projeto que não propõe espaços decorados, mas uma marcação forte de mobiliário, para receber muitas camadas de memória afetiva ao longo dos anos.

Casa V2 / Studio Guilherme Torres - Janela
© Denilson Machado – MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa V2 / Studio Guilherme Torres" 29 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915561/casa-v2-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.