Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. "Catedral efêmera" de madeira será construída em frente à Notre-Dame para receber fiéis e turistas

"Catedral efêmera" de madeira será construída em frente à Notre-Dame para receber fiéis e turistas

"Catedral efêmera" de madeira será construída em frente à Notre-Dame para receber fiéis e turistas
"Catedral efêmera" de madeira será construída em frente à Notre-Dame para receber fiéis e turistas, Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Fabien Barrau/AFP
Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Fabien Barrau/AFP

Os trabalhos de recuperação e reconstrução da Catedral de Notre-Dame, um dos exemplares mais bem conservados de arquitetura gótica lamentavelmente destruído por um incêndio estas semana, consumirão alguns anos (cinco, de acordo com a promessa do presidente francês Emmanuel Macron) e centenas de milhões de euros. Enquanto isso, Patrick Chauvet, reitor do famoso ícone parisiense, propôs a construção de uma "catedral efêmera" de madeira para receber os fiéis e turistas.

"Não será necessário dizer que a catedral ficará fechada por cinco anos", disse Chauvet em entrevista à emissora francesa CB News, por isso, "perguntei se uma catedral efêmera poderia ser construída." O reitor pretende oferecer um lugar de encontro para parte dos 13 milhões de pessoas que visitam a Notre-Dame todos os anos, próximo à catedral em reconstrução: "Quero um lugar agradável, um lugar que seja um pouco simbólico, que atraia".

    Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Erieta Attali
    Incêndio na Notre-Dame. Imagem © Erieta Attali

    A ideia foi apoiada pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que concordou em disponibilizar parte da esplanada em frente à catedral gótica para a construção do templo temporário. A catedral de madeira deverá servir tanto para receber os turistas como para atender parte das práticas litúrgicas normais da estrutura original.

    A versão efêmera de madeira terá suas obras iniciadas o mais rapidamente possível, tão logo as autoridades liberam a área da esplanada. Além disso, paralelamente, o governo francês anunciou um concurso internacional de arquitetura para a reconstrução do pináculo da catedral que foi destruído pelo fogo.

    A tragédia mobilizou rapidamente pessoas e instituições de todo o mundo; até o momento já foram angariados quase 1 bilhão de euros em promessas de doações. 

    Fonte: G1

    Ver a galeria completa

    Sobre este autor
    Cita: Romullo Baratto. ""Catedral efêmera" de madeira será construída em frente à Notre-Dame para receber fiéis e turistas" 19 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915438/catedral-efemera-de-madeira-sera-construida-em-frente-a-notre-dame-para-receber-fieis-e-turistas> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.