Residência NGA / Sanuki Daisuke architects

Residência NGA / Sanuki Daisuke architects   - Mais Imagens+ 32

  • Construtora: Nam Trung Designing and Construction Limited Company
  • Engenharia Estrutural: Nam Trung Designing and Construction Limited Company
  • Altura Do Edifício: 11.8 m, 4 Pavimentos
  • Arquitetos Responsáveis: Sanuki Daisuke, Tieu Dong Phuong
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
© Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência NGA é um projeto privado localizado no distrito 10 da cidade de Ho Chi Minh. Nosso cliente, que vive no exterior, solicitou uma casa para sua mãe, a Sra. Nga, e sua família que atualmente vive no Vietnã. A região tem uma densidade particularmente elevada, com várias edificações de 1 a 3 pavimentos construídas muito próximas umas das outras.

© Hiroyuki Oki
Planta baixa
Cortesia de SANUKI DAISUKE architects

Segundo Nga, que vive em um bairro há mais de 40 anos, o terreno era coberto por uma floresta. Atualmente, sua residência é uma pequena casa que fica entre uma rede emaranhada de ruas estreitas de apenas 1 ou 2 metros de largura. Se uma casa típica fosse construída nesse local, ela poderia enfrentar o desafio de não ter luz suficiente, já que os prédios vizinhos projetarão sombras sobre ela, o que resultará em um espaço escuro e úmido.

© Hiroyuki Oki

Portanto, o objetivo deste projeto é criar um espaço aberto no meio de uma área residencial de alta densidade. No início, estabelecemos uma parte aberta cercada por prédios estreitamente compactados nos certificando de maximizar o volume da construção e, ao mesmo tempo, organizar o espaço para criar um quintal.

© Hiroyuki Oki

Posteriormente, observamos o movimento do sol e fizemos um corte diagonal no prédio, criando um espaço aberto para impedir que a luz direta penetrasse nos ambientes internos superaquecendo-os. 

© Hiroyuki Oki

A luz natural refletida no chão a partir do exterior ilumina o espaço interior. Os cinco dormitórios solicitados são empilhados tridimensionalmente em um bloco, e a área restante se torna um espaço aberto contínuo. O ambiente comum com entrada, cozinha e sala de jantar estão no primeiro pavimento; a sala de estar no segundo e a sala de culto no terceiro.

© Hiroyuki Oki
Cortes
© Hiroyuki Oki

O espaço aberto conecta esses andares, da porta de entrada ao teto. Nós imaginamos essa construção como um "jardim tridimensional", onde o vento e a luz solar surgem constantemente do lado de fora através de cada entrada aberta do prédio.

© Hiroyuki Oki

O concreto à prova de água é aplicado às paredes exteriores e interiores, permitindo uma transição suave do espaço exterior para o interior da casa. Ao se aproximar da casa desde a ruela de 1 metro de largura, veríamos que um grande espaço aberto gradualmente aparece em uma área urbana congestionada.

© Hiroyuki Oki

Os moradores podem aproveitar a mudança no ambiente ao longo dos diferentes períodos e climas do dia. Apesar do desafio de construir no meio de uma área densamente povoada, conseguimos criar um espaço aberto para que a família possa apreciar a luz natural e o ar fresco.

© Hiroyuki Oki

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência NGA / Sanuki Daisuke architects " [NGA House / Sanuki Daisuke architects ] 14 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915385/residencia-nga-sanuki-daisuke-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.