Estúdio Ciudad Nueva / Grupo Culata Jovai

© Federico Cairoli

Estúdio Ciudad Nueva / Grupo Culata Jovai - Mais Imagens+ 29

Assunção, Paraguai
  • Arquitetos: Grupo Culata Jovái; Grupo Culata Jovái
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Construção: Grupo Culata Jovái
  • Cálculo Estrutural: Genaro Fernández
  • Equipe De Desenho: Sebastián Blanco, Jessica Goldenberg, Miky González Merlo, Emmerick Braun, Mauri Román, Ricardo Zucarelli
  • Cidade: Assunção
  • País: Paraguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

"Escutar a estrutura e articular a experiência e a compreensão do espaço". (Juhani Pallasmaa, Os olhos da pele, a arquitetura e os sentidos.)


"Todo espaço funciona como um grande instrumento". (Pether Zumthor, Atmosferas).

Corte AA
© Federico Cairoli

Primeiro construímos o silêncio, logo projetamos como a arquitetura soa. O ouvido é o primeiro sentido que desenvolvemos no útero. Nos dá informações que vão desde o raciocínio, o conhecimento, a percepção, a memória, até o afetivo e emocional. O som se percebe, não se vê e nem se toca. A matéria permite sua existência, ele viaja através dela, mas o som não é matéria. A arquitetura é um meio de propagação do som. Em tempos do culto à imagem, o efêmero, a forma pela forma, o super-estímulo visual em meios e redes, parece atípico conceber arquitetura a partir do som: Como soa um edifício? Como soam os materiais de construção? Como a forma construída influencia na sonoridade? Como a acústica de um espaço afeta o ouvido?

© Federico Cairoli

Um estúdio de gravação pode ser definido enquanto um conjunto de aparatos tecnológicos que registram som a fidelidade necessária para poder modificá-lo e utilizá-lo como matéria prima de criações que incluam áudio (música, cinema, publicidade, televisão, documentários). Dentro desses aparatos tecnológicos (microfones, consoles, compressores, cabos, computadores) também está a arquitetura, pois ela não é apenas um organizador do espaço, mas sim uma parte ativa no registro do áudio. Manuais para construir estúdios de gravação nos dão receitas de primeiro mundo, onde as peças podem ser compradas em grandes lojas de departamento destinadas a áudio. Sem acesso tão direto a esses recursos e tecnologias padronizadas, recorremos ao entendimento das propriedades de cada peça e trabalhamos a partir de suas respostas físicas. Construímos formas e proporções calculadas acusticamente, aproveitando propriedades de materiais comuns e econômicos.

© Federico Cairoli

Projetamos e construímos a partir do conceito "box in a box", ou seja, uma caixa dentro de outra, onde cada uma é independente da outra. A primeira caixa é a construção preexistente, aproveitando o espaço e material, paredes existentes, sua espessura e massa, reutilizando partes de demolições realizadas para adequações funcionais. A segunda caixa é a somatória de: pisos flutuantes, paredes com "formas e texturas acústicas" e tetos de madeira. Entre as caixas o som é dissipado e absorvido. A irregularidade dos planos que configuram os espaços permite que as ondas sonoras viagem livres através da arquitetura.

© Federico Cairoli

A madeira possui a propriedade mística de absorver o som, guardá-lo em suas moléculas e carregar-se de energia criativa. Essa energia concentrada no espaço se divide e reabsorve. Conseguimos criar espaços com uma reverberação ideal que pode ser controlada, mas que não poderia ser gerada sem a arquitetura específica. Transformamos uma antiga casa com pátio do centro de Assunção em um estúdio/albergue, para que o artista possa expressar-se mentalmente em um lugar de paz e liberdade criativa.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Assunção, Paraguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio Ciudad Nueva / Grupo Culata Jovai" [Estudio Ciudad Nueva / Grupo Culata Jovai] 26 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915072/estudio-ciudad-nueva-grupo-culata-jovai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.