Casa Apalaçada / Contacto Atlântico

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - JanelaCasa Apalaçada / Contacto Atlântico - Imagem 3 de 37Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Escada, CorrimãoCasa Apalaçada / Contacto Atlântico - Janela, FachadaCasa Apalaçada / Contacto Atlântico - Mais Imagens+ 32

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Janela, Fachada
© Gonçalo Henriques

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto para este edifício, uma casa apalaçada datada de meados do séc XIX na Avenida da Liberdade, em Lisboa, propôs a conservação, alteração e ampliação do mesmo.

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Iluminação
© Gonçalo Henriques

Pretendeu-se a reabilitação do edifício e respectivo logradouro, referenciado como sendo um Imóvel de Interesse Público, através da alteração equilibrada da fachada, da alteração de uso, da alteração comedida dos seus interiores e da introdução de um novo volume em vidro, adaptando-o a retail de luxo.

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Iluminação
© Gonçalo Henriques

A relevância da ligação da loja com o Passeio Público, a introdução de um volume contemporâneo harmonioso com as pré-existências e a preservação de um ambiente nobre que será transferido para o novo espaço foram o mote deste projecto, através da alteração contextualizada dos vãos da fachada principal, da alteração pontual dos interiores e da recuperação de elementos como as escadas e a lareira.

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Iluminação, Janela
© Gonçalo Henriques
Corte
Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Porta
© Gonçalo Henriques

Para que o edifício possa ser economicamente viável, é necessário localizar nos pisos -1, 0 e 1 um espaço comercial. No sentido de viabilizar o acesso entre pisos, é também necessário introduzir um novo acesso por escadas e por elevador que serão introduzidos pelo exterior, evitando assim uma intervenção maior no interior do edifício. A localização destes será no local de menor impacto na leitura do edifício relativamente à sua envolvente, ou seja, na fachada lateral a Sul. Estes elementos terão uma estrutura metálica e vidro, independente das pré-existências. Apenas quando necessário, ou seja, nos patamares de ligação e nos seus limites, tocará no edificado existente. Trata-se de um novo volume, encerrado, com o objectivo de criar boas condições para a circulação dos utilizadores. Este acesso permite, ainda assim, manter o acesso ao jardim.

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Iluminação
© Gonçalo Henriques

A proposta de intervenção interior pauta-se por remodelar e reorganizar o espaço interior criando um espaço amplo e contínuo no piso -1, em open-space, propício ao uso comercial a que se destina. Nos pisos 0 e 1 a estratégia passa pelo alargamento e abertura pontual de vãos, remoção e armazenamento de portas e a demolição pontual de paredes, no sentido de permitir uma maior fluidez do espaço comercial. O piso 2 não sofrerá alterações à excepção da introdução de novas instalações sanitárias, localizadas em divisões que já sofreram bastantes alterações relativamente ao projecto original. Pretende-se ainda manter e enaltecer a escada central existente.

Casa Apalaçada / Contacto Atlântico - Iluminação, Cadeira
© Gonçalo Henriques

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Apalaçada / Contacto Atlântico" 14 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914654/casa-apalacada-contacto-atlantico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.