Casa A5 / Raz Melamed architects

Casa A5 / Raz Melamed architects - Mais Imagens+ 27

Tel Aviv-Yafo, Israel
  • Arquitetos: Raz Melamed architects; Raz Melamed architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  70
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amit Geron
© Amit Geron

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os proprietários deste apartamento de 70 metros quadrados queriam criar um refúgio moderno no histórico bairro de Neve Tzedek, em Tel Aviv. O arquiteto Raz Melamed foi escolhido para o projeto. Melamed tinha experiência anterior com a reforma e modernização de propriedades históricas, mas o projeto em Neve Tzedek apresentou um novo conjunto de desafios. Depois de alguns meses de trabalho ao lado do engenheiro Buki Snir e do empreiteiro Elad Cohen, Melamed conseguiu revelar as novas possibilidades da propriedade e dar-lhe uma nova vida.

© Amit Geron

A propriedade, fechada e abandonada durante anos, era composta por uma colcha de retalhos de espaços que se juntavam para criar um labirinto escuro e desconexo com um pátio escondido. Uma parede inclinada truncou todo o espaço. A propriedade precisava de uma renovação completa, mas a sua localização na vizinhança histórica exigia um cuidadoso trabalho de preservação e proteção de sua cobertura externa.

© Amit Geron

Melamed criou três planos alternativos para o interior. Primeiramente tentou criar a ilusão de um espaço retangular aberto, enquanto escondia a parede inclinada. Em um segundo momento trabalhou com a parede inclinada na planta e no terceiro plano fez um projeto dependente da parede inclinada. “Escolhemos o primeiro plano, extenuando os eixos horizontal e vertical (Cardo e Decumanus), e dividindo o interior em quatro espaços retangulares: área de dormir, sala de estar, cozinha e pátio”, diz Melamed.

© Amit Geron
Plantas
© Amit Geron

Um conjunto de janelas que dão para o pátio em duas fachadas e janelas pivô entre as áreas de dormir e cozinha permitiram centralizar o projeto em torno de seu pátio bem iluminado, protegendo-o do olhar externo para maior privacidade. Melamed escolheu persianas de madeira típicas do bairro para as janelas de frente para a rua, e manteve o interior aberto, permitindo o fluxo de ar e uma clara linha de visão entre todos os espaços do interior. A fim de manter ainda mais a planta aberto no interior, o banheiro estava escondido atrás de uma porta na cozinha. Com isso, o arquiteto conseguiu criar uma sensação de uma casa isolada urbana construída em torno de um pátio privado, no que é essencialmente um pequeno apartamento de um quarto.

© Amit Geron

Antes que ele pudesse colocar seus grandes planos em ação, no entanto, precisava enfrentar mais alguns desafios. Depois de anos de negligência, o apartamento precisava de uma limpeza geral. Sua infraestrutura foi então substituída, assim como as vigas apodrecidas que sustentava seu teto. Situado no nível da rua, o apartamento sofreu repetidas inundações no passado. As paredes afetadas foram consertadas e toda a propriedade foi protegida para evitar danos de enchentes. Isso foi feito sem alterar as fachadas externas ou a altura do edifício, conforme exigido pelas autoridades de preservação. Com o objetivo de seguir a linguagem do entorno, dois trilhos de aço foram escolhidos para apoiar e fortalecer a parede externa do pátio.

© Amit Geron

Para o interior, buscando criar um espaço moderno, limpo mas acolhedor, Melamed escolheu uma paleta de cores cinzenta, bem como materiais naturais e matérias-primas expostas. Piso de concreto polido foi colocado no interior, bem como o pátio. Azulejos cinzentos foram escolhidos para o banheiro, e os trabalhos em madeira na cozinha e no quarto também foram pintados de cinza. A ilha na cozinha foi tingida de preto para criar um ponto focal no espaço e para combinar com a bancada de granito preto acima dela. A caixilharia de estilo belga que foi incorporada nas divisórias do pivô, nas portas do pátio e nas janelas, recebeu uma camada de carvão negro. Móveis de madeira e vegetação no pátio completam as cenas. Esse conjunto de detalhes deram aos proprietários a fuga harmônica  no coração da cidade que esperavam.

© Amit Geron

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A5 / Raz Melamed architects" [A5 House / Raz Melamed architects] 08 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914399/casa-a5-raz-melamed-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.