Projeto de David Adjaye para a Fundação Linda Pace será inaugurado no Texas

O centro de arte Ruby City, projetado por Sir David Adjaye, finalmente abrirá suas portas no próximo mês de outubro, em San Antonio no Texas. Concebido para abrigar a crescente coleção de arte da Linda Pace Foundation, o edifício foi projetado pelo escritório de arquitetura Adjaye Associates em colaboração com a Alamo Architects. Doze anos após Linda Pace sonhar com o primeiro edifício da fundação, o centro de arte Ruby City finalmente está se tornando realidade. São mais de 1300 metros quadrados inteiramente dedicados ao público e a comunidade criativa de San Antonio.

Projeto de David Adjaye para a Fundação Linda Pace será inaugurado no Texas - Mais Imagens+ 3

Ruby City. Imagem © Dror Baldinger. Cortesia de Ruby City e Adjaye Associates

Suas formas e cores foram inspiradas na herança espanhola deixada ao longo de todo o sudoeste do Texas. A envoltória do Ruby City foi inteiramente pré-fabricada na Cidade do México em concreto vermelho. Duas enormes aberturas zenitais fazem o coroamento desta casa-pátio em forma de museu, proporcionando alegria à silhueta do edifício além de muita iluminação natural. Concebido como um percurso circular, o edifício abrigará obras de importantes artistas nacionais e internacionais, incluindo Isaac Julien, Jennifer Steinkamp, Kiki Smith, Do Ho Suh, Wangechi Mutu entre muitos outros. Através de mais de 900 metros quadrados de espaços expositivos os visitantes poderão conhecer as mais de 900 obras de arte do acervo mantido pela Fundação Linda Pace.

Ruby City. Imagem © Dror Baldinger. Cortesia de Ruby City e Adjaye Associates

"Meu principal objetivo foi transformar a sonho de Linda em um edifício que faça justiça ao seu legado. Este projeto requeria uma responsabilidade tremenda, a qual eu assumi com toda minha alma e coração", disse Sir David Adjaye. "Linda tinha uma visão muito clara de como ela queria este espaço. Um edifício inspirador e integrado à comunidade local. Desta maneira construímos um edifício como uma espécie de um percurso que narra a história da instituição." Ruby City é o primeiro projeto construído por Sir David Adjaye no Texas.

Ruby City. Imagem © Dror Baldinger. Cortesia de Ruby City e Adjaye Associates

Ao redor do museu, um jardim de esculturas leva a arte para fora do museu, aproximando o seu conteúdo da comunidade de San Antonio. O jardim de esculturas contará com trabalhos de diversos artistas como Nancy Rubins por exemplo. O novo edifício foi construído no campus da fundação Linda Pace, um complexo em constante expansão que também inclui o Chris Park - uma área verde de mais de um hectare em memória do filho de Pace; assim como o Studio - um espaço de exposição auxiliar que apresenta uma programação completa ao longo de todo o ano.

O acesso à Ruby City ser inteiramente gratuito e aberto ao público durante todo o ano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Projeto de David Adjaye para a Fundação Linda Pace será inaugurado no Texas" [David Adjaye's Ruby City Set to Open in San Antonio] 05 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914336/projeto-de-david-adjaye-para-a-fundacao-linda-pace-sera-inaugurado-no-texas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.