SONATA / Arkham Projects

SONATA / Arkham Projects - Mais Imagens+ 21

Mérida, México
  • Arquitetos: Arkham Projects; Arkham Projects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  536
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tamara Uribe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Interceramic, Luova, MIDO, URREA
  • Construção: Concretum
  • Engenharias: Carlos Castillo Manzano
  • Arquitetos Responsáveis: Benjamín Peniche Calafell e Jorge Duarte Torre
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tamara Uribe

Descrição enviada pela equipe de projeto. SONATA, como na música, é um procedimento compositivo que utiliza dois temas contrastantes, complexidade em sua unidade e simplicidade em sua repetição. Sonata é igual a pesquisa, uma busca constante para oferecer um produto único dentro de um mercado saturado com opções similares em tamanho, programa e preço. O cliente solicitou um projeto diferente, mas economicamente acessível, no qual "nada restará"; material ou elemento que ele sentisse ser "muito", seria removido no momento da construção. Com uma fachada principal ao sul, em Yucatán, sabíamos que a proteção do sol era elementar, portanto, seria necessário encontrar, com o mesmo programa, uma forma de proteger o usuário e, ao mesmo tempo, devolver esse recurso fundamental para a operação de desenho o qual, sem ele, o projeto não poderia funcionar.

© Tamara Uribe
Corte
© Tamara Uribe

A solução foi remover as circulações verticais para o exterior, e o resultado foi uma interseção de duas escadas, uma fechada e a segunda aberta, que conferem ao projeto um minimalismo lúdico, mas não no sentido plástico, e sim econômico, tomando as palavras do cliente como base para o desenho. Uma fachada com um programa, essencial para o projeto, uma fachada que não pode ser removida, com repetições horizontais, que simplifica o todo ao vê-lo em sua totalidade. A cor branca funciona como diretriz, como um elemento de organização, tornando o sol o protagonista que pinta a fachada com luz, transformando o projeto em uma tela onde as sombras podem ser vistas em diferentes formas ao longo do dia.

© Tamara Uribe

Seu programa é simples, áreas sociais no térreo e na cobertura, abraçando verticalmente duas salas que estão no primeiro pavimento, uma área privada que só pode ser acessada através de um corredor no mesmo nível. As escadas não só desempenham um papel importante em termos de privacidade visual do exterior, mas também impedem a circulação de visitantes através de áreas privadas das casas ao acessar a cobertura. As unidades têm a mesma relação com um quintal e estacionamento para dois veículos, cada um será protegido pelas novas árvores. Um projeto que inicialmente girava em torno do dinheiro, acabou girando em torno de intimidade, privacidade, harmonia e curiosidade. Com o mesmo programa e preço de muitos outros, cria-se um projeto sincero, onde a função e a estética são uma, onde complexidade e simplicidade são misturadas para se tornarem uma SONATA.

© Tamara Uribe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mérida, Yucatán, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "SONATA / Arkham Projects" [SONATA / Arkham Projects] 07 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914229/sonata-arkham-projects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.