Lançamento do livro Rubens Meister: projeto e obra

Este livro sobre o engenheiro Rubens Meister (1922-2009) objetiva contribuir para a preservação da memória do patrimônio cultural brasileiro. Particularmente, com o estudo da arquitetura moderna em Curitiba. As pesquisas que o embasam iniciaram-se em 2016, a partir de um edital da Fundação Cultural de Curitiba – incentivado pela Caixa Econômica Federal.

A principal fonte de consulta foi o acervo pessoal e profissional de Rubens Meister disponibilizado por sua família e devidamente checado com outros arquivos e fontes históricas. Dessa maneira, o livro divide-se em dois tipos de conteúdo: uma parte textual, contendo ensaios e artigos produzidos por nossa equipe e por colaboradores versando sobre o contexto, a trajetória de vida e exercício profissional e acadêmico do personagem; e a outra parte apresentando 28 projetos selecionados entre os mais de 400 de autoria de Rubens Meister.

Essas obras contemplam um período de cinco décadas ininterruptas de atividade profissional (1940-1990), a maior parte delas produzidas pelo seu escritório de projetos arquitetônicos sediado em Curitiba. Elas estão organizadas cronologicamente e representam diferentes tipos de edifícios atendendo às demandas de clientes do estado do Paraná e Santa Catarina. Muitas delas constituem ícones arquitetônicos na paisagem onde estão localizadas, evidenciando o papel relevante de Rubens Meister na história da moderna arquitetura brasileira.

Os edifícios são apresentados sempre que possível através dos desenhos originais ou por meio de fotografias e desenhos contendo plantas, cortes e elevações acompanhadas de textos que destacam os seus aspectos plásticos e construtivos essenciais. Ao publicar os resultados desse trabalho de pesquisa, espera-se demonstrar como esse tipo de acervo pode se tornar uma importante fonte de documentação e de informações para a arquitetura em nosso país.

Principalmente, nos estados brasileiros onde há importantes manifestações da arquitetura moderna ainda não estudadas como deveriam. Espera-se também sensibilizar tanto o público interessado como as autoridades em relação às frágeis condições de salvaguarda dos acervos compostos pelos desenhos originais dos edifícios que nos emocionam e que nos orgulham.

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro Rubens Meister: projeto e obra" 28 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914017/lancamento-do-livro-rubens-meister-projeto-e-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.