Vessel Public Landmark / Heatherwick Studio

Cortesia de Michael Moran para Related-Oxford

Vessel Public Landmark / Heatherwick Studio - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Heatherwick Studio; Heatherwick Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2210
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Cliente: Related, Oxford Properties Group
  • Projeto De Engenharia: AKTII
  • Engenharia Estrutural: Thornton Tomasetti
  • Arquitetura Da Paisagem: Nelson Byrd Woltz
  • Arquitetos Responsáveis: KPF Associates
  • Construção Em Aço: Cimolai
  • Elevadores: Cimolai Technologies
  • Revestimento De Fachada: Permasteelia
  • Análise De Fluxo: ARUP
  • Projeto De Iluminação: L’Observateur
  • Gestão De Projeto: Tisham
  • Diretor De Projeto: Thomas Heatherwick
  • Lider Do Grupo: Stuart Wood
  • Lider Do Projeto: Laurence Dudeney
  • Equipe De Projeto: Charlotte Bovis, Einar Blixhavn, Antoine van Erp, Felipe Escudero, Thomas Farmer, Steven Howson, Jessica In, Nilufer Kocabas, Panagiota Kotsovinou, Barbara Lavickova, Alexander Laing, Elli Liverakou, Pippa Murphy, Luke Plumbley, Ivan Ucros Polley, Daniel Portilla, Jeff Powers, Matthew Pratt, Peter Romvári, Ville Saarikoski, Takashi Tsurumaki
  • Cidade: Nova Iorque
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Vessel é o mais novo marco urbano de Nova Iorque - um observatório caminhável em forma de percurso vertical. Com dezesseis pavimentos, 2.465 degraus e 80 decks 360º, a estrutura de aço e vidro projetada pelo Heatherwick Studio é o principal chamariz da nova praça pública de Hudson Yards, um dos maiores projetos imobiliários da história dos Estados Unidos, um empreendimento que está está transformando um antigo estacionamento de trens em Upper West Side em um bairro moderno e vibrante.

Cortesia de Francis Dzikowski para Related-Oxford
Cortesia do Heatherwick Studio
Cortesia de Michael Moran para Related-Oxford

Como convidado de honra, o Heatherwick Studio recebeu a incumbência de projetar o principal elemento urbano de Hudson Yards, um ícone e um marco urbano para a nova paisagem de Nova Iorque. O Vessel será o cartão de vistas do novo distrito de Manhattan e o principal local de encontro e socialização às margens do Rio Hudson. Se esperava que um projeto urbano desta escala fosse capaz de transformar a imagem do bairro, algo que chamasse a atenção para si mais do que o aglomerado de torres residenciais que dominam a paisagem local. A partir disso, a equipe de arquitetos passou a ponderar diferentes possibilidades: este novo marco urbano deveria ser algo memorável e não apenas um objeto construído; ele seria criado como um espaço de encontro, um desdobramento do espaço público que fosse capaz de estimular e reunir as pessoas. 

Cortesia de Michael Moran para Related-Oxford

Um percurso circular foi expandido verticalmente cirando uma espiral tridimensional que se entrelaça através de uma série de plataformas de observação. Os arquitetos reproduziram o espaço da praça, multiplicando-o verticalmente e criando um percurso elevado de mais de um quilometro de extensão. O principal desafio foi desenvolver uma estrutura auto-portante que conservasse leveza e transparência. Para isso os arquitetos e engenheiros chegaram a um complexo padrão geométrico contínuo que reúne mais de 150 lances interligados de escadas - resultando em uma solução estrutural bastante discreta e ao mesmo tempo surpreendente - tudo isso sem pilares ou vigas que atrapalhem a elegância etérea desta escultura urbana. Ocultas nas interseções das escadas, colunas de aço fazem o travamento da estrutura como um todo, criando uma pausa entre os lances ascendentes e descendentes que partem de cada plataforma. O aço foi mantido em seu estado bruto, expondo com clareza a sua função e a integridade da estrutura. Por outro lado, a parte inferior das escadas recebeu um revestimento em tom de cobre que contrasta fortemente com as enormes e continuas superfícies de vidro dos arranha-céu de Manhattan.

Cortesia de Getty Images

Cada um dos elementos construtivos que compõe o Vessel foi cuidadosamente projetado e executado sob medida e com precisão milimétrica. Assim como cada um dos guarda-corpos e corrimãos, todas as peças foram encaixadas, soldadas e parafusadas no local. As setenta e cinco enormes estruturas modulares de aço que compõe o Vessel foram produzidas em Veneza e transportadas até os Estados Unidos em navios em um processo que levou pouco mais de três anos. Apesar de sua escala monumental, o Vessel é um projeto desenvolvido com base na escala humana, feito par ser escalado, percorrido, permeado e atravessado.

Cortesia de Getty Images

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hudson Yards, Nova Iorque, NY 10001, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vessel Public Landmark / Heatherwick Studio" [Vessel Public Landmark / Heatherwick Studio] 01 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/914009/vessel-public-landmark-heatherwick-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.