Apartamento Graça / ARRIBA

Apartamento Graça  / ARRIBA - Mesa, CadeiraApartamento Graça  / ARRIBA - Bancada, CozinhaApartamento Graça  / ARRIBA - Porta, CamaApartamento Graça  / ARRIBA - Imagem 5 de 13Apartamento Graça  / ARRIBA - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: ARRIBA; ARRIBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  GRAPHISOFT
  • Engenharia: Flexibetão, Ida
  • Arquiteto Responsáveis: José Andrade Rocha, Filipe Ferreira
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Graça  / ARRIBA - Mesa, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este apartamento localizado no bairro da Graça em Lisboa, tinha uma área bruta de 60m² com 3 dormitório, 1 cozinha e 1 banheiro. O layout original tinha a cozinha, a sala de estar e o banheiro completamente separados um do outro, o que gerou um uso ineficaz do espaço e enfraqueceu as fronteiras entre o espaço privado e o social. Além disso, a sala de estar e o banheiro tinham áreas excessivamente pequenas para uma ocupação confortável.

Apartamento Graça  / ARRIBA - Porta
© Ricardo Oliveira Alves

Este projeto foi, assim, um exercício de reorganização espacial para consolidar as fronteiras do social e do privado, reduzindo ao mínimo as demolições. Como resultado, a sala de estar se estende até a sala adjacente menor, criando assim um espaço mais generoso para recreação e refeições. Quanto à cozinha, ela agora está instalada no centro da casa para permitir uma conexão direta com o espaço social. A fim de resolver o problema de um banheiro muito pequeno, decidimos dividi-lo em duas zonas distintas, banheira e lavatório, para permitir usos independentes e simultâneos. Onde era a cozinha anterior, um armário foi projetado para responder às necessidades de armazenamento mais mencionado por nossos clientes, mas também para apoiar o acesso à área do banheiro.

Apartamento Graça  / ARRIBA - Janela, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves
Axonométrica
Apartamento Graça  / ARRIBA - Pia, Bancada
© Ricardo Oliveira Alves

Quanto aos materiais, decidimos manter o piso de madeira e recuperar todos os trabalhos de carpintaria e estuque, prolongando a atmosfera da casa ao tempo. A última camada de transformação, a cor, harmonizou o novo e o material existente, proporcionando uma nova identidade ao apartamento.

Apartamento Graça  / ARRIBA - Imagem 5 de 13
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Graça, Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Graça / ARRIBA" 28 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913641/apartamento-graca-arriba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.