Apartamento Mouraria / ARRIBA

Apartamento Mouraria / ARRIBA - Cama, Pia, JanelaApartamento Mouraria / ARRIBA - JanelaApartamento Mouraria / ARRIBA - Mesa, VigaApartamento Mouraria / ARRIBA - Janela, Bancada, Cozinha, PiaApartamento Mouraria / ARRIBA - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: ARRIBA; ARRIBA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa no bairro histórico da Mouraria, em Lisboa, sofreu muitas transformações ao longo dos anos e que compartimentou o espaço. A relação com a rua era pouco explorada e as conexões entre áreas sociais e privadas eram ambíguas.

Apartamento Mouraria / ARRIBA - Janela, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

A intervenção teve como objetivo abrir a área social para a rua, unindo a sala e a cozinha em um gesto que ocupa toda a extensão da fachada, protegendo os quartos e permitindo serenidade ou agitação em momentos distintos.

Apartamento Mouraria / ARRIBA - Mesa, Viga
© Ricardo Oliveira Alves
Planta - Proposta
Apartamento Mouraria / ARRIBA - Janela
© Ricardo Oliveira Alves

A preservação e restauração de materiais tradicionais, como carpintaria e estuque, foram uma premissa do projeto, que visava a combinar suavemente os elementos pré-existentes e os novos.

Apartamento Mouraria / ARRIBA - Janela, Dormitório
© Ricardo Oliveira Alves

Em uma casa de apenas 55m², os espaços de circulação foram reduzidos à sua dimensão mínima - uma caixa que abre ou fecha para a área social, racionalizando a distribuição para os demais espaços privados. Essa nova configuração, mais flexível, permite intimidade ou espaço aberto - como se deseja viver.

Apartamento Mouraria / ARRIBA - Cama, Dormitório
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mouraria, Lisbon, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Mouraria / ARRIBA" 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913635/apartamento-mouraria-arriba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.