Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas

Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - VigaKosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Cadeira, MesaKosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 11Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Tijolo, Fachada, JanelaKosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Mais Imagens+ 6

Itaim Bibi, Brasil
  • Engenharia: Saeng Engenharia
  • Paisagismo: Renata Tilli
  • Consultores: Foco Luz e Desenho, Eduardo Moreno
  • Clientes: Kosushi
  • Arquiteto Responsavel: Arthur Casas
  • Equipe De Projeto: Nara Cardoso, Adriana Yin, Raul Valadão, Débora Cardoso, Victória Chaves, Manuela Girardi, Marina Menossi
  • Cidade: Itaim Bibi
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Tijolo, Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo abriga uma das maiores colônias de imigrantes e descendentes de japoneses do mundo, e, como não poderia deixar de ser, a culinária daquele país foi totalmente integrada pela cidade como parte do cotidiano dos seus habitantes. Com 25 anos de história e um projeto original realizado pelo Studio há 17 anos, o restaurante Kosushi nos procurou novamente, mas desta vez com o desejo de realizar uma atualização e modernização da sua unidade principal. A ideia era dar uma nova fachada ao restaurante, modificar o ambiente externo ao fundo, diminuir a quantidade de mesas na área interna e ampliar o espaço ocupado pelo bar.

Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Mesa, Madeira, Arco
© Fernando Guerra | FG+SG
Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Imagem 9 de 11
Corte A. Image
Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Imagem 4 de 11
© Fernando Guerra | FG+SG

O ponto de partida foi o reconhecimento dos elementos arquitetônicos do projeto original, que se mostraram ainda interessantes e resistentes aos naturais modismos e tendências do momento, e que, portanto, deveriam ser mantidos. A fachada do restaurante, localizado em uma rua tranquila e de baixo fluxo, ganhou uma grande vitrine que permite uma maior permeabilidade dos espaços internos e a rua.

Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Na área até então reservada exclusivamente ao salão principal, um grande balcão feito de granito rústico, com as imperfeições e a sensação de movimento características do material, se estende por 9 metros e percorre todo o lounge de espera. O fundo do restaurante abriga, agora, um generoso espaço externo, com revestimento em concreto branco, duas grandes cascatas, toras naturais, além de mobiliário solto que compõe o ambiente. O paisagismo completa a decoração, utilizando vasos suspensos e atirantados.

Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Cadeira, Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG

As mesas com tampo de silestone e pés de concreto branco, os pendentes de vime e a estante metálica decorada com cerâmicas japonesas foram desenhados especialmente para o projeto e ocupam a área de seating, espaço que não sofreu maiores interferências nessa reforma. Com uma paleta neutra, as peças trazem momentos de cor para a arquitetura. A iluminação interna é baixa, com focos de luz em cada mesa e no bar. Distribuídos pelo salão em alturas variadas, pendentes de vime criam um efeito surpreendente no ambiente, enquanto na área externa a iluminação recai linear sobre a cascata e é refletida pela refração da água.

Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas - Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Viradouro, 139 - Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-110, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Kosushi Viradouro / Studio Arthur Casas" 23 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913547/kosushi-viradouro-studio-arthur-casas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.