Residência Pórtico / OFIS arhitekti

Residência Pórtico / OFIS arhitekti - Mais Imagens+ 36

Liubliana, Eslovênia
  • Arquitetos: OFIS arhitekti; OFIS arhitekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  228
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomaz Gregoric
  • Engenharia Estrutural: IB-TECHNO
  • Engenharia Mecânica: ISP d.o.o.
  • Engenharia Elétrica: Enering d.o.o.
  • Arquitetos Responsáveis: Rok Oman, Spela Videcnik, Andrej Gregoric, Rok Gerbec, Janez Martincic
  • Equipe De Projeto: Katharina Felix, Sérgio Silva Santos, Sabrina Cep, Tanja Veselic, Lise Chemin, Galina Baleva, Jagoda Grzelak, Karolina Wocial, Kyle Zook, Marta Vela, Popa Vlad Andrei, Rita Dolmány, István Jenei
  • Cidade: Liubliana
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
© Tomaz Gregoric

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada no distrito de Rozna Dolina, no centro da cidade de Liubliana. A área era, em grande parte, subdesenvolvida até o terremoto de 1895, quando os construtores começaram a procurar terras baratas perto da indústria para construir habitações para os trabalhadores. Os prados baixos, no que hoje é Rozna Dolina, foram comprados na década de 1890 pela Associação dos Trabalhadores Eslovenos. Hoje, se tornou uma área popular ao lado da parte verde da cidade com o Tivoli Park, Zoológico e Roznik Hill, um popular destino para seus cidadãos.

© Tomaz Gregoric
Diagrama 3D
© Tomaz Gregoric

Também é conhecido por ser a "Beverly Hills" de Liubliana, com casas residenciais e seus jardins. Porém, infelizmente, muitos proprietários converteram os terrenos em várias residências com escala e linguagem arquitetônica indefinida. Esse é também o caso das residência vizinhas que fazem fronteira com esta propriedade.

© Tomaz Gregoric

A tipologia e o caráter usados nas vilas pré-guerra deste bairro elevaram o térreo para protegê-lo contra enchentes, permitindo a iluminação e a ventilação natural dos espaços subterrâneos. Na entrada da casa, as escadarias criavam um pórtico; uma estrutura que consiste em um telhado apoiado por colunas em intervalos regulares, normalmente preso como um pórtico a um edifício. O último pavimento da casa costumava ter um tamanho menor do que os inferiores, devido à criação de terraços e à boa exposição ao sol e ao jardim.

© Tomaz Gregoric

O conceito inicial segue a mesma tipologia e regras. O térreo elevado contém os principais espaços de convivência. A entrada é um pórtico com escadas largas cobertas e fechadas. A residência se abre para o lado sul com terraços repletos de árvores, criando jardins na frente de cada nível dos dormitórios que gradualmente atinge um tamanho menor no nível do telhado.

© Tomaz Gregoric
Corte AA
© Tomaz Gregoric

Como o programa utilizava 40% do terreno, o conceito propunha plataformas elevadas para o terraço em direção ao sul e um átrio envidraçado interno adicional no coração da edificação. Ele funciona como uma fonte de luz natural e ventilação entre a área de jantar e sala de estar, local externo para café da manhã de verão e termina em um nível subterrâneo como um pátio interno íntimo entre a entrada inferior do estacionamento e o dormitório de hóspedes.

© Tomaz Gregoric

O conceito na planta baixa divide claramente o programa familiar: nível semi-subterrâneo abrindo espaço para o quintal, piso térreo com sala de jantar e terraço, primeiro nível para crianças e nível superior como área para os pais.

© Tomaz Gregoric

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pórtico / OFIS arhitekti" [House Portico / OFIS arhitekti] 21 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913432/residencia-portico-ofis-arhitekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.