Casa A / Whispering Smith

Casa A / Whispering Smith - Mais Imagens+ 30

Perth, Austrália
  • Arquitetos: Whispering Smith; Whispering Smith
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ben Hosking
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alti Lighting, Ampelite, BORA, Hanson, Lysaght, Miele
  • Construtor: Talo Construction
  • Paisagimo: M&B Johnston Building and Landscapes
  • Cidade: Perth
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Ben Hosking

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebido pelas arquitetas do Whispering Smith, este projeto procura desafiar o status quo da arquitetura residencial da cidade de Perth, na Austrália. Este modelo híbrido de apartamento-casa foi desenvolvido para ser implantado em pequenos lotes, utilizando materiais de baixo custo e uma alta sensibilidade ambiental. Implantado em um típico lote urbano de Perth, com 175 m2, o programa solicitava um apartamento compacto, acessível e sustentável. As arquitetas queriam provar que uma pequena casa, quando bem planejada, pode ser muito ampla e espaçosa.

© Ben Hosking

Desenvolvida pelo grupo feminista da Whispering Smith, a "House A" é a primeira casa construída de uma série de três. A restrita área de projeção da casa foi uma estratégia utilizada para manter a vegetação nativa e a casa existente construída no local durante os anos 50.

© Ben Hosking
Cortesia de Whispering Smith
© Ben Hosking

Empregando métodos de pré-fabricados de construção em concreto, o projeto demandou um rigoroso planejamento prévio. As arquitetas da Whispering Smith desenvolveram um projeto artesanal e precisamente detalhado, criando uma rede intrincada volumes que por sua vez definem uma série de espaços com diferentes níveis de privacidade mesmo sem paredes ou portas. O orçamento foi planejado minuciosamente considerando os custos de construção e o valor da terra, viabilizando um projeto acessível e sem surpresas no final.

© Ben Hosking

O quintal em frente a casa foi mantido em sua exuberância natural, marcando a transição do espaço público para o privado e proporcionando maior intimidade a seus moradores. Os jardins mantidos ao redor da casa são um grande diferencial deste projeto, proporcionando espaços de convívio ao ar livre, tão raros de encontrar em áreas urbanizadas nos dias de hoje. Além disso, a casa conta com uma cisterna de armazenamento de água da chuva, painéis solares e diversos materiais reciclados ou reutilizados no interior da casa.

© Ben Hosking

Suas superfícies de concreto aparente absorvem a luz do sol ao mesmo tempo que refletem as cores da paisagem natural do lado de fora. O design de linhas geométricas e minimalistas se destaca nitidamente em um contexto marcado pela presença majoritária de formas complexas construídas em tijolo e telhas de barro. Ao entardecer, a casa quase desaparece na paisagem do bairro, refletindo suavemente as cores do pôr-do-sol. O projeto da Casa A foi concebido originalmente para desafiar o status quo da arquitetura residencial de Perth, casas superdimensionadas e de qualidade questionável. Desde que ficou pronta, a casa se transformou na principal estratégia de marketing da Whispering Smith, evidenciando o papel transformador da arquitetura.

© Ben Hosking

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A / Whispering Smith" [House A / Whispering Smith] 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913365/casa-a-whispering-smith> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.