O peso do vazio / Miguel Ortego

O peso do vazio / Miguel Ortego - Mais Imagens+ 30

San Gregorio, Argentina
  • Arquitetos: Miguel Ortego; Miguel Ortego
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  41
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Construtora: Jorge Balién
  • Cliente: Coopescrevi de San Gregorio Ltda.
  • Arquiteto Responsável: Miguel Ortego
  • Equipe De Trabalho E Condução Técnica: Jorge Ortego
  • Cidade: San Gregorio
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Cortesía de Miguel Ortego

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia do eterno retorno é misteriosa e, com isso, Nietzsche deixou perplexos os outros filósofos. "Pensar que alguma vez tudo tenha que ser repetido como já o experimentamos, e que mesmo essa repetição deve ser repetida ao infinito."

Cortesía de Miguel Ortego
Cortesía de Miguel Ortego
Cortesía de Miguel Ortego

O mito do eterno retorno diz que uma vida que desaparece de uma vez por todas, que não retorna, é como uma sombra, não tem peso, está morta antecipadamente.

Cortesía de Miguel Ortego

"Se cada um dos instantes de nossas vidas for repetido infinitas vezes, seremos pregados à eternidade, como Jesus Cristo na cruz. No mundo do eterno retorno repousa em cada gesto o peso de uma responsabilidade insuportável. Essa é a razão pela qual Nietzsche chamou a ideia de eterno retorno como o fardo mais pesado".

A insuportável leveza do ser, Milan Kundera (1984).

Cortesía de Miguel Ortego

Esta é uma intervenção muito pequena na entrada da Vila Velatoria, com o objetivo de gerar um espaço que, além do local da transição, conceba um lugar de acompanhamento e reflexão em contato com o céu. Que proporcione um certo grau de privacidade à rua e com a intenção de que cada visitante olhe para cima quase inevitavelmente, como quando se entra na igreja. Neste caso, não para ver afrescos ou cúpulas, mas para notar a ausência, o vazio.

Cortesía de Miguel Ortego

O foco do trabalho é colocado na representação do vazio, com o objetivo de dar talvez o que mais falta, seu peso. O vazio não pesa, mas tem volume. A caixa oca, defasada e com sua estrutura de suporte oculta é simplesmente sustentada, dificultando a leitura de sua estabilidade.

Cortesía de Miguel Ortego

Essa concha como matéria visível dá forma ao invisível. Contém o que não é visto, o que é essencial ... ou talvez no sentido oposto, o vazio, enquanto o material bruto gera espaço e dá forma simultaneamente. A vida finita, sob o instável; logo o monótono, o silêncio, a ausência e o céu como protagonista. O pesado é leve, o fechado está aberto, o liso é trama, o sólido, oco; o que está presente é ausente.

Cortesía de Miguel Ortego

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Gregorio, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O peso do vazio / Miguel Ortego" [El peso del vacío / Miguel Ortego] 18 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913322/o-peso-do-vazio-miguel-ortego> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.