A Casa das Galinhas / SO? Architecture and Ideas

A Casa das Galinhas / SO? Architecture and Ideas - Mais Imagens+ 21

Erzincan, Turquia
© Alí Taptik

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa das Galinhas é um pequeno edifício projetado e implementado como parte da Fazenda de Arte e Arquitetura de Palanga, localizada no leste da Turquia. A fazenda é um projeto dirigido por um artista de renome internacional, Kutlug Ataman para revitalizar um distrito negligenciado no leste da Turquia, que foi inicialmente fundado em 1888 e abandonado nos anos 50 devido à modernização do país que desencadeou a imigração das áreas rurais para urbanas.

© Alí Taptik

O galinheiro nomeado de Casa das Galinhas é o primeiro edifício concluído do masterplan que eventualmente abrigará celeiros, estufas, confinamentos, cozinha semi-aberta, etc, todos contando com projetos de renomados arquitetos e designers. O programa enfatiza nossa relação recíproca com a natureza, procurando uma resposta para criar um abrigo projetado para os animais. O galinheiro responde a essa demanda com uma estrutura de madeira que fica suavemente no solo regenerado. Logo após a conclusão, a estrutura é adotada pelas galinhas como abrigo para proteger das condições extremas do clima.

© Alí Taptik
Cortesia dos arquitetos: SO? Architecture and Ideas
© Alí Taptik

Fazendo parte de uma fazenda de arte e arquitetura que visa revitalizar uma área rural negligenciada em um ponto de atração sem perder seu valor e características rurais, este pequeno edifício tem como objetivo usar o projeto como uma ferramenta transformadora. A principal questão que o projeto pretende responder é: "A arquitetura pode ter um efeito transformador no meio rural sem dominar a natureza?".

© Alí Taptik

Mesmo usando técnicas de construção simples que não desafiam a natureza, é possível obter uma imagem significativa e qualidade espacial, o que é algo que os seres humanos precisam. A reciprocidade entre o humano e o animal é o aspecto principal do projeto que molda o desenho. A seção transversal permite que as pessoas coletem os ovos, sem ter que ir para dentro e galinheiro e perturbar as galinhas, enquanto a seção longitudinal é formada pelas principais funções do abrigo; dormir e incubar.

© Alí Taptik

A parte inovadora deste galinheiro está sob o método de construção que é basicamente uma estrutura de madeira inspirada em galinheiros tradicionais e interpretada como uma questão de arquitetura contemporânea. Um questionamento que foi presente durante o processo de projeto era  se o projeto pode ser um valor desencadeador para a revitalização nas áreas rurais negligenciadas?

© Alí Taptik

Projetar para um usuário que não demanda nem paga por uma propriedade é uma tarefa ambiciosa. Se os usuários - as galinhas - não se apropriarem da “casa”, eles simplesmente não viverão nela. O processo projetual foi impulsionado por esse fato natural: o partido foi baseado na observação das galinhas e nas experiências anteriores da população local. Um espaço interior com ventilação cruzada e luz indireta, coberto por painéis de madeira compensada e de óxido de magnésio e barras de madeira com ângulos específicos para as garras das galinhas são alguns dos principais princípios do layout, enquanto também é permitido que a coleta de ovos seja feita facilmente a partir do exterior, sem perturbar os animais.

Materiais de baixa tecnologia e métodos de construção simples são usados ​​para facilitar a manutenção, já que o local é remoto e rural. A madeira é escolhida como o material principal, uma vez que remete ao ambiente natural das galinhas, bem como considerando as condições climáticas locais da área que fica muito seca e quente no verão. Portanto, uma copa grande é necessária para criar uma sombra para as galinhas. Quando a fazenda estiver concluída, será possível aumentar a capacidade do projeto modular, que hospeda 800 galinhas agora, adicionando novos módulos.

© Alí Taptik

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Erzincan, Erzincan Merkez/Provincia de Erzincan, Turquia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Casa das Galinhas / SO? Architecture and Ideas" [House of Chickens / SO? Architecture and Ideas] 18 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/913294/a-casa-das-galinhas-so-architecture-and-ideas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.